Offline
Fundação do Livro e Leitura promove Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão
27/01/2017 18:19 em Literatura

Evento acontece no dia 8 de fevereiro, a partir das 19h, na sede da Fundação, em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, também será realizado, simultaneamente, o encontro mensal do Clube de Leitura, com análise e reflexão das obras do escritor: "Não verás país nenhum" e "Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos". A atividade cultural é aberta ao público interessado. Entrada é gratuita

 

 

Ribeirão Preto (SP), 26 de janeiro de 2017 – No próximo dia 8 de fevereiro, a partir das 19 horas, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove em sua sede, o 1º Salão de Ideias do ano, em conjunto com o projeto Clube de Leitura, com a presença ilustre do escritor Ignácio de Loyola Brandão - autor já está confirmado para a 17ª Feira Nacional do Livro, que também atuará no projeto Combinando Palavras – voltado a estudantes da rede pública de ensino. Durante o Salão de Ideias serão discutidos os livros do autor: Não verás país nenhum e Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos.

 

Ignácio de Loyola Brandão, nascido em Araraquara em 1936, é escritor e jornalista, tem 43 livros publicados entre romances, contos, cônicas, viagens, infantis e infantojuvenis. Traduzido para 14 línguas tem cinco Prêmios Jabutis em suas estantes. Escreve quinzenalmente no Caderno 2 de O Estado de São Paulo e passou a integrar o grupo de cronistas do Jornal A Cidade de Ribeirão Preto, a partir de janeiro deste ano.

Entre suas obras, as cinco principais são: Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos, ed. Moderna, 2014; O Mel de Ocara, ed. Global, 2012; Zero, ed Global, 30 edições a partir de 1979; Não verás País nenhum, ed. Global; 28 edições a partir de 1982; O verde violentou o muro, ed. Global, 20 edições a partir de 1986: O Beijo não vem da boca, 16 ed. Global, 16 edições a partir de 1985.

De acordo com a superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Viviane Mendonça, o Salão de Ideias integra o Plano Anual da Fundação e nesta edição promove um encontro do autor com os participantes de outro programa permanente - o Clube de Leitura, que foi criado com o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários. “São atividades como essas que possibilitam a formação do leitor e, na maioria das vezes, os apresentam e até os colocam de frente com escritores renomados, o que aguça a curiosidade e amplia o prazer e o gosto pela leitura”, diz.

 

O Salão de Ideias é aberto ao público em geral: estudantes, escritores, professores, profissionais e amantes da literatura. A entrada é gratuita.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: contato@fundacaodolivroeleitura.com.br ou pelo telefone (16) 3911 1050. A sede da Fundação do Livro e Leitura fica na Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto.

 

Combinando Palavras

Segundo a pedagoga da Fundação e coordenadora da programação da Feira do Livro, Laura Abbad, o Salão de Ideias também será o primeiro contato do escritor com o público do projeto Combinando Palavras. “Além de Brandão, participarão do projeto os autores   Luís Fernando Veríssimo, Nélida Pinõn, Lya Luft, Zuenir Ventura – eles farão interação com cerca de 5.500 estudantes durante a Feira Nacional do Livro, a ser realizada de 4 a 11 de junho”, complementa.

 

O Combinando Palavras é uma realização da Fundação do Livro e Leitura em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto e apoio do Sesc. Para participar, as escolas devem fazer suas inscrições por aluno participante e escolher o autor que vão trabalhar. Cada escritor poderá receber 1.100 inscritos, número de lugares do Theatro Pedro II.

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fundação, pelo link:http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/combinando-palavras. O período de inscrições prossegue até o final do mês de fevereiro ou até acabarem as vagas por autor.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) é o 2º vice presidente, além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!