Offline
Sesc Pompeia apresenta Fabricação Própria, mostra individual da artista e pesquisadora Lotus Lobo
30/09/2021 07:46 em Arte
A exposição conta com um expressivo conjunto de obras vinculadas à memória da litografia industrial mineira produzida pela artista desde 1960. O universo da exposição é composto por gravuras, rótulos e matrizes industriais em estreito diálogo com a arte contemporânea, que se deslocam de seu uso funcional para ganhar novos significados

No Sesc, as atividades presenciais seguem rígidos protocolos de órgãos de saúde pública. Com acesso gratuito, as mostras têm visitação com horário reduzido e ocupação limitada. A visitação será permitida apenas mediante agendamento prévio disponibilizado pelo portal do Sesc São Paulo, pelo link sescsp.org.br/exposicoes, sescsp.org.br/pompeia ou pelo app Credencial Sesc SP

Lotus Lobo | Crédito: Lucas Galeno
Mais fotos para a imprensa: https://flic.kr/s/aHsmWJiBDk
Sob a curadoria de Marcelo Drummond, a mostra Fabricação Própria traz ao galpão Sesc Pompeia, a partir do dia 14 de outubro, a abrangente e diversa produção artística empreendida por Lotus Lobo. Com obras históricas e inéditas, produzidas em diferentes suportes, materiais e novas formas de edição e impressão, a exposição compreende os 60 anos de produção da artista, que engloba seu acervo, bem como as formas de pensar a política das imagens no mundo contemporâneo.

A presente proposta busca apresentar, em estreito diálogo com o ambiente da antiga Fábrica da Pompeia (Sesc Pompeia) e com o legado deixado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o resgate e a preservação do importante acervo de matrizes litográficas, em pedra e zinco, provenientes da Estamparia Juiz de Fora, Minas Gerais, originárias das décadas de 1930-1960, com que Lotus articula sua vasta produção artística.

O recorte curatorial de Fabricação Própria destaca a experiência de Lotus em relação ao seu acervo e tem como objetivo dar visibilidade e acesso à produção da artista, demonstrando sua relação com a arte e seu histórico de atuação desde a década de 1960 até suas produções atuais.

A exposição reúne, pela primeira vez, a quase totalidade do conjunto de Maculaturas, chapas de acertos de impressão da Estamparia Juiz de Fora (MG), por Lotus apropriadas como obras a partir de 1970, dessa vez montadas na forma de um grande plano suspenso no espaço expositivo. Trabalhos importantes da artista são revisitados, como o caso de Água Limpa, obra inédita que retoma os lito-objetos premiados em 1969 na X Bienal de São Paulo. Outra remissão importante se trata da também inédita Albor, em que rememora obra marcante do ano de 1970: uma bobina de papel presa na parede de onde os espectadores podiam destacar e levar para casa fragmentos litografados.

Destacam-se também a participação de Lotus Lobo no histórico evento Do Corpo à Terra (1970), idealizado pelo crítico Frederico de Morais, e o trabalho Territórios (1969), ambos realizados em Belo Horizonte (MG), publicados no Guia de Mediação da mostra, onde se encontra também um encarte-obra inédito, intitulado Notas Marginais (2021).
Segundo o curador da exposição e artista visual, Marcelo Drummond, "aqui se deixa à mostra a verdade material e construtiva do galpão que abrigou a antiga Indústria Brasileira de Embalagens (Ibesa), fabricante de tambores metálicos que hoje dá lugar ao Sesc Pompeia e acolhe com familiaridade a fábrica movente de Lotus Lobo".

Nascida em Belo Horizonte, Lotus entrou em contato, a partir de 1969, com a produção de embalagens em folha de flandres da Estamparia Juiz de Fora (MG), onde coletou matrizes das primeiras décadas do século XX, e, a partir daí, por meio da apropriação e manipulação de imagens, produziu obras que desvelam o caráter criativo dos ambientes fabris, convidando o público a também experimentar novas possibilidades de leitura.

A reunião e o deslocamento desses objetos são formas de dar visibilidade a sua composição, evidenciando autorias, especificidades regionais e temporalidades. É justamente a partir de uma proposta de interrupção e inversão do ciclo de vida habitual de tais itens que se constitui o trabalho artístico e de pesquisa de Lotus Lobo.

"Para além de proteger do esquecimento um certo passado, a exposição Fabricação própria dialoga com as lembranças de outros tempos e lugares que insistem em permanecer no imaginário, mesmo à revelia dos sujeitos. Para o Sesc, a apresentação de trabalhos de arte contemporânea, associada à divulgação de um acervo que remonta aos primórdios do design nacional, sugere que as memórias entrelaçam revelação e preservação, elaboração e ressignificação permanente", comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Algumas das obras que compõem a mostra são Transformação / Mutação / Transformação-Mutação, 1968/2016; Maculaturas, 1970; Manteiga comum, 2018; Noir à monter (Tupy), 1969-2021; Pilha (Levante), 2021.

Sobre Lotus Lobo
Lotus Lobo nasceu em Belo Horizonte em 1943. Vive e trabalha na capital mineira, onde graduou-se na Escola Guingnard, da UEMG, em Artes Plásticas. Na França, estudou na École Superieure des Art et Industries Graphiques Estienne e na École D’Arts Plastiques et Sciences D’Art de L’Université de Paris. Foi professora de litografia na UEMG e na UFMG em intervalos entre 1966 a 1993. Estas tantas experiências artísticas, inauguradas nos anos 1960, foram seminais na construção discursiva de Lotus Lobo e ainda reverberam na sua produção contemporânea. Na carreira da artista, convém destacar a sua participação na "X Bienal de São Paulo" (1969), quando recebeu o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras (lito-objetos) manipuláveis pelo público. Nota-se, ainda, sua participação na emblemática manifestação "Do corpo a terra" (1970), organizada pelo crítico de arte Frederico Morais e realizada no Parque Municipal de Belo Horizonte, onde Lotus propôs a intervenção "Plantação".


Vale mencionar sua participação em mostras individuais e coletivas, nacionais e internacionais, entre elas: Gráfico Grafia, Museu de Arte da Pampulha/Museu Abílio Barreto - Belo Horizonte, 2021; Território Gravado - Galeria Superfície - São Paulo, 2019; Litografia Lotus Lobo - Galeria de arte do Minas Tênis Clube - BH - MG, 2018; da Estamparia Litográfica - Lotus Lobo - Caixa Cultural - Brasília - DF 2018; Lobo - Galeria Mendes Wood - São Paulo - SP, 2017; Constelação - Galeria Manoel Macedo Arte, Belo Horizonte, MG, 2016; SP ARTE - Feira Internacional de arte de São Paulo - Pavilhão da Bienal SP - SP, 2017/2016; Marca Registrada, Centro Cultural Usiminas, Ipatinga, MG. 2007 e Palácio das Artes - Belo Horizonte, MG, 2006; Brazilian Contemporary Prints, Conferência e Mostra de Gravura Brasileira - Gallery of The Saint John’s College, Santa Fé, New Mexico, EUA, 1986; Brazilian Contemporary Prints - Gallery Tate Student Center, University of Geórgia, EUA 1987; Ninth British International Print Bienale - Bradford 1986; V Bienal del Grabado Latino Americano - Porto Rico, 1981; Arte Agora MAM - Rio de Janeiro, 1976; Bienal de Tóquio, 1972; Pré-Bienal de Paris MAM - Rio de Janeiro, 1969.

Orientações de segurança para visitantes

O Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente por agendamento prévio online, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal.

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no app Credencial Sesc SP ou no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento.

AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais de 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre a importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade. Saiba +

MESA BRASIL SESC SÃO PAULO

Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. 

Hoje, 19 unidades do Sesc no estado - na capital, interior e litoral - operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio. 

Serviço:

Fabricação Própria - Lotus Lobo
Local: Sesc Pompeia (Galpão)
Curadoria: Marcelo Drummond
Período expositivo: 14 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022
Funcionamento: Terça a sexta, das 14h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h30 às 17h30.
Agendamento de visitas: sescsp.org.br/exposicoessescsp.org.br/pompeia ou pelo app Credencial Sesc SP
Classificação indicativa: Livre
Grátis

Sesc Pompeia - Rua Clélia, 93.

Não temos estacionamento. Para mais informações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia

Nos acompanhe!
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!