Offline
Formação dos Agentes de Leitura inicia 2ª etapa
20/02/2017 20:59 em Literatura

Capacitação para  agentes contratados acontece em fevereiro. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Fundação do Livro e Leitura

 
Ribeirão Preto (SP), 17 de Fevereiro de 2017 
- Durante oito encontros ao longo de quatro meses, cerca de 50 Agentes de Leitura se reúnem para capacitação e dinâmicas, além da troca de experiências, para propiciar leitura a pessoas de diferentes idades em Ribeirão Preto. A primeira parte do Projeto de Formação e Capacitação dos Agentes de Leitura começou nos dias 11 e 12 de fevereiro na Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, conduzido pela atual coordenadora, Cristiane Framartino Bezerra. O próximo encontro acontece neste final de semana, dias 18 e 19, das 12 às 18 horas. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura com Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e tem o apoio do Ministério da Cultura (MinC).

 

No primeiro encontro do ano, a escritora Cristiane Framartino Bezerra ministrou capacitação com os novos agentes e outros que já atuaram no ano passado, além de um mapeamento geográfico dos principais bairros de atuação de cada um. “Dentro da programação, contação de histórias foram feitas e impressões a respeito colhidas. Abordamos também textos diversos, autores, composições, formas diversas de literatura que podem ser adotadas para se chegar às famílias, entidades e escolas”, explica Cristiane. Segundo ela,vídeos e trocas de experiências estão programados para os próximos encontros. “Pretendemos que cada agente seja transformador e tenha a sua vida também transformada para melhor. A grande intenção deste curso é exatamente envolver os agentes de leitura para que contagiem outras pessoas a serem também adeptas da leitura”, acrescenta.

  

Entre os agentes do grupo com experiência anterior está a pedagoga Vanessa Lopes Xisto, de 27 anos. Neste ano, Vanessa pretende atingir o maior número de famílias nos mesmos bairros que atuava no ano passado, no Quintino II e Vila Virgínia. “Tenho um método de contar histórias que atrai as pessoas: faço roda de histórias na praça fantasiada. Todo mundo adora”. Já Daniela Cristina de Oliveira Bauduíno, de 18 anos, acaba de ingressar no grupo de Agentes. Moradora do bairro Ribeirão Verde, Daniela entrou para o programa com um único objetivo: levar o projeto para o bairro onde mora, local que sofre com a falta de ações culturais. “Quero levar a oportunidade de leitura para as pessoas, principalmente, para as crianças. Temos que incentivar a leitura desde cedo. Esta é minha proposta”, diz.

 

O programa

O programa Agentes de Leitura é uma iniciativa do Governo Federal. Em Ribeirão Preto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação do Livro e Leitura, através do programa Mais Cultura. O programa reúne nesta segunda etapa 49 agentes - todos contratados pela Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, em programa apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

 

Após licitação realizada no ano passado, a Fundação passou a ser responsável pela formação dos participantes e fornece orientações e treinamentos durante o processo de formação.  Os jovens selecionados pela Prefeitura atuam em suas comunidades atendendo famílias com leitura e empréstimo de livros e também passam por formação mensal. “A atualização continuada tem como propósito fornecer apoio prático, teórico e pedagógico nas ações de mediação dos agentes de leitura contratados pela Secretaria Municipal da Cultura para atuarem em suas localidades como mediadores de leitura”, explica a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva. 

 

O processo de capacitação tem duração de dois finais de semanas. O último acontece neste sábado e domingo (18 e 19/02), na Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto.  Já os encontros mensais de atualização serão realizados nos dias 11 de março, 08 de abril, 06 e 28 de maio.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!