Offline
Fundação Educandário desenvolve capacitação de professores da escola Dr. Fábio Musa
26/08/2022 10:35 em Brasil
Curso contará com cinco encontros presenciais e apoio de conteúdos publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação.

 

A Fundação Educandário irá desenvolver a partir de agosto um programa de capacitação para professores da escola Dr. Fábio dos Santos Musa. Os conteúdos da primeira formação terão como tema norteador “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ação - O que muda na Educação Infantil”.

Os cursos abrangerão tanto as diversas faces do fazer pedagógico em sala de aula e no âmbito de coordenação institucional, como as diferentes contribuições acadêmicas que alimentam a reflexão dos educadores.

O primeiro encontro foi no dia 20 de agosto e teve como tema “Os diferentes olhares para a trajetória de aprendizagem das crianças”, com duas horas de palestra e duas horas de vivência.

“A ideia de trabalhar a BNCC surgiu a partir de um levantamento realizado com as professoras. O objetivo é de aprofundar e compreender de forma prática o conteúdo da BNCC, como utilizá-lo e complementar com conteúdo desenvolvido na própria escola mantendo sempre o foco no desenvolvimento das crianças. Buscamos com isso a melhoria da qualidade do serviço prestado a comunidade, uma formação permanente, uma reflexão e discussão. O que fazemos na escola é fruto das percepções do nosso cotidiano, das dificuldades que identificamos e dos nossos interesses”, comenta a coordenadora pedagógica, Maria Fernanda Vanin Freitas.

A capacitação ainda acontece com os temas “Aprender numa comunidade que fomente a investigação”, “O papel da escola na formação sócio moral das crianças”, “O corpo das crianças - Brincar na Educação Infantil” e “Os contextos de investigações artísticas e literárias”.

“Sabemos da importância da formação continuada para a realização de um trabalho relevante para o desenvolvimento das crianças e capacitação das professoras e professores. Além da formação deste ano, já estamos estudando os temas para a formação que acontecerá no próximo ano. A formação continuada é uma prática recorrente na Escola e sem dúvida um diferencial para o desenvolvimento profissional da equipe.” complementa Maria Fernanda.

A Escola Fabio Musa está localizada no bairro Jardim Cristo Redentor e atende 825 crianças entre 6 meses e 6 anos de idade. Se você é professora ou professor e se identificou com a proposta de formação e o trabalho desenvolvido pela escola, cadastre o seu currículo no nosso banco de talentos.

Sobre a Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira”-  Instituição criada em maio de 1938, transformou a vida de milhares de pessoas com seus programas educacionais. É mantenedora do Colégio Camillo de Mattos, que atende anualmente 700 alunos de 4 a 16 anos e é responsável pela gestão e coordenação pedagógica da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Dr. Fábio Musa, que atende 736 alunos de 0 a 5 anos em período integral. Também mantém a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), que funciona em um casarão da década de 1930, totalmente restaurado pela Fundação. A BSJ, que tem o conceito de “Biblioteca Viva”, com programação cultural diversificada para todas as idades, coleções atualizadas de livros, jornais, quadrinhos, revistas, filmes, jogos, videogame e computadores para acesso gratuito ao público.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!