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Professores da Escola Dr. Fábio dos Santos Musa realizam primeira capacitação promovida pela Fundação Educandário
15/09/2022 10:20 em Brasil
Com enfoque na Base Nacional Comum Curricular, 65 professores dos ciclos 1, 2, 3, 4 e etapas 1 e 2 trabalharam com o tema "Os diferentes olhares para a trajetória de aprendizagem das crianças"

A escola Dr. Fábio dos Santos Musa, administrada pela Fundação Educandário, iniciou a capacitação para as professoras com objetivo de analisar, planejar e realizar aulas fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação terá cinco encontros presenciais e apoio de conteúdos publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Fundação.A realização da capacitação surgiu a partir da visão da Fundação de sempre melhorar o atendimento e o processo de desenvolvimento das crianças da Escola Dr. Fábio dos Santos Musa. As professoras terão contato com novas práticas pedagógicas que influenciarão diretamente as atividades com os mais de 800 alunos que estudam na escola, como também promover uma atualização contínua do estudo das professoras. As formações estão fundamentadas em práticas didáticas, articulação com a aprendizagem dos alunos e facilitar a inserção da BNCC nas atividades escolares.Para a professora Juliana Paula Targa, que atende crianças de 4 anos, o momento é de muitas discussões e reflexões ligadas às novas definições sobre a Educação Infantil, especialmente decorrentes da BNCC. Isso mostra a importância da formação permanente para a Educação Infantil, incluindo acolhimento, segurança, lugar para a emoção, para o gosto, para desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades sociais, das modalidades expressivas.“Quero que as atividades planejadas por nós docentes reforcem ainda mais a participação ativa das crianças, garantindo às mesmas a construção e compreensão do como as situações sociais são organizadas e, sobretudo, permitindo ricas e variadas interações. As crianças nos desafiam a buscar novos caminhos e tenho a certeza de que estamos caminhando corretamente para que elas se tornem cidadãos curiosos, criativos, adquirindo autonomia e construindo uma postura bem resolvida em relação ao mundo, transformando os pequenos curiosos em jovens intelectualmente ativos”, comenta.Atuando com alunos na etapa 1, a professora Elizabeth Carla de Souza Patrício pretende absorver todos os aprendizados e inclui-los nas práticas diárias, com olhar e escuta ainda mais atentos às crianças. “Minha expectativa é enriquecer o desenvolvimento da formação dos alunos, desenvolver a parte cognitiva, social e pessoal. Manter o olhar curioso de uma criança e acreditar que o mundo possa nos surpreender. Deixar que os alunos sejam os protagonistas, colaborar para a formação integral deles para uma sociedade justa e inclusiva”, complementa.Para a coordenadora pedagógica Maria Fernanda Vanin Freitas, a primeira formação trouxe reflexões e questionamentos importantes daquilo que vem sendo proposto para as crianças.“Sentimos também um grande movimento de validação daquilo que já estamos fazendo, e isso é muito forte e potente. Seguir com a certeza de que a forma que enxergamos a infância, as crianças, a comunidade e a docência, dialoga com aquilo que há de melhor em educação. Perceber a importância da escuta e observação atenta às crianças, compreender que a elas deve ser garantida a expressão de suas ideias e hipóteses sobre o conhecimento, sobre a vida, e, às professoras, cabe o papel de mediar o processo entendendo que esse caminho se constrói junto”, relata.

 

 

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