Offline
Exposição Orações de Conceição, da fotógrafa Daniella Rosário, chega a Ribeirão Preto
15/09/2022 11:24 em Brasil
Abertura será dia 15/09, às 17h, com palestra do fotógrafo Juan Esteves. Mostra segue até dia 30/09, na PB Arts Gallery

Ribeirão Preto recebe a exposição “Oração de Conceição”, da fotógrafa Daniella Rosário, nascida na cidade, e curadoria de Marcelo Grecco. A abertura acontecerá dia 15 de setembro, a partir das 17h, na PB Arts Gallery, com palestra do renomado fotógrafo Juan Esteves.

A mostra se originou de um trabalho que realizado há cerca de 30 anos, na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, na região de Ribeirão Preto, onde a artista passou a infância. “A Daniella fotografou duas gerações de crianças, filhas de trabalhadores, que atuaram e trabalhavam nessa fazenda. Elas tiveram a oportunidade de ter uma vida lúdica e em contato com a natureza na sua infância. Isso tem uma forte ligação com a história da própria artista, que também cresceu nesse lugar”, explica o curador da exposição, Marcelo Greco. 

“O trabalho não é uma documentação no sentido mais clássico, é um registro mais poético, porque todo o processo de curadoria foi pensado em misturar as crianças dessas duas gerações tão distintas. Inclusive, temos registros de crianças em uma primeira fase e que depois se tornaram mães das crianças que estão na segunda fase dos registros”, aponta ele. 

Para Daniella, expor em sua cidade natal é muito importante e a faz lembrar do que a levou a iniciar este trabalho. “Em 1997 perdi meu pai, Hermano Jordão dos Santos. Meu chão simplesmente sumiu. Fui buscar minha paz no passado, para entender o presente e viver meu futuro. Foi quando iniciei as imagens que aqui mostro, na fazenda Nossa Senhora da Conceição. A energia vital destas crianças me renovou, trazendo de volta meus dez anos de infância nela passados. Um solo que aqueceu minha família, que manteve nossos vínculos e principalmente nosso amor. Em 1998, com a exposição "Luz da Infância" resgatei o que tinha ficado para trás: amor, a segurança e a paz. "Orações de Conceição", celebra essa nossa existência e o futuro que está por vir”, explica a fotógrafa. 

A exposição exibe 33 obras que transitam entre o colorido e o preto e branco e fica em cartaz até o dia 30 de setembro. 

Sobre Daniella Rosário – Nascida em Ribeirão Preto, graduada em Comunicação Social pela Unaerp em 1990, Daniella entrou em contato com o mundo profissional da fotografia em sua época de faculdade, aos 18 anos. Desde então se dedica a fotografar trabalhos autorais. Ganhou prêmios, realizou exposições em várias cidades, matérias em revistas e jornais. Com trabalhos publicados em um site profissional, chamou a atenção da Rede Globo, que usou suas fotos no contexto da novela Desejos de Mulher. Um ano depois foi procurada pela equipe de Hans Donner para fazer imagens para a abertura da novela Mulheres Apaixonadas e ficou nacionalmente famosa – tema de uma matéria na edição 80 de Fotografe.O relacionamento com a equipe global abriu novas portas para ela, que também foi convidada para fazer retratos que abriram o seriado Os Normais, também em 2003. Outras informações sobre o trabalho de Daniella Rosário podem ser obtidas em seu instagram oficial @daniellarosario.

Serviço:

“Oração de Conceição”

Local: PB Art Gallery

Endereço: R. Altíno Arantes, 795 - Jardim Sumaré, Ribeirão Preto (SP)

Data: de 15 a 30 de setembro de 2022

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h

 

 

Imagens relacionadas

Foto da exposição Orações de ConceiçãoDaniella Rosáriobaixar em alta resolução
Foto da exposição Orações de ConceiçãoDaniella Rosáriobaixar em alta resolução
Daniella Rosário, fotógrafadivulgaçãobaixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!