Offline
Fundação Educandário é uma das 20 Instituições privadas sem fins lucrativos do Brasil que oferecem educação 100% gratuita
17/10/2022 10:45 em Brasil

A Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira em Ribeirão Preto ganhou destaque em uma pesquisa inédita realizada pela Associação Paulista de Fundações (APF), que mostra a unidade escolar Camillo de Mattos entre as 20 instituições privadas do estado de São Paulo a oferecer educação 100% gratuita.

O estudo mapeou entidades dentre 181 mil escolas do país para nortear o poder público na elaboração de políticas públicas, e utilizou como fonte de dados o Censo Escolar de 2020 do Inep, documentos disponíveis nos sites das escolas, contato telefônico com secretarias e/ou coordenação pedagógica dessas entidades. Os critérios para a seleção foram: estar ativa, ser privada, não obter convênio com o setor público, oferecer ensino totalmente gratuito a 100% de seus alunos e fornecer pelo menos uma das quatro etapas do Ensino Básico (Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2, Ensino Médio).

Além do ensino gratuito, a Fundação tem como objetivo proporcionar uma educação integral, de alta qualidade e que contribua para a formação de cidadãos produtivos e que colaborem com o desenvolvimento da região e do Brasil. Mesmo na pandemia, onde dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostram que 85% das cidades tiveram queda de aprendizado no 9º ano, os alunos da mesma etapa no Colégio Camillo de Mattos tiveram aumento no desempenho na disciplina de Língua Portuguesa no ano de 2021 em comparação a 2019 no SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Os demais resultados foram positivos quando levados em consideração o atendimento parcial e ensino remoto, que comprovadamente impactaram o aprendizado nesse período. O 5º ano, por exemplo, se manteve acima da meta indicada tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Confira: 

Desempenho alunos Educandário SARESP

Educação de qualidade com boas práticas

Os índices comprovam o resultado de um trabalho comprometido da Fundação e o empenho de seus colaboradores, cujo objetivo é proporcionar às famílias vulneráveis melhores oportunidades na educação, com ensino da Etapa I ao 9º ano. Desse modo, a Fundação investe nos profissionais, formação, conteúdo de qualidade, uso de tecnologia e metodologias que privilegiam o desenvolvimento dos estudantes.

“Durante o período em que as escolas ficaram fechadas ou funcionando em tempo parcial, houve uma preocupação com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes em que todos os profissionais se envolveram em um trabalho planejado e articulado de acolhimento aos alunos. Nesse sentido, projetos e parcerias surgiram como propostas alternativas para motivar e colaborar com o desenvolvimento dos estudantes, sendo exemplos aulas de tênis, de capoeira, bolsas para curso de inglês em escolas especializadas. Outra necessidade foi com a recuperação da defasagem no conteúdo do aprendizado. A grade curricular foi reestruturada de modo que passamos a oferecer aulas de apoio das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como aulas de Projeto de Vida, Eletivas, Tecnologia e Empreendedorismo e Leitura; complementando as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).  Diante da necessidade apresentada, houve ampliação do investimento na formação profissional dos educadores, proporcionando a aplicação de novas metodologias e estratégias nas quais o aluno se torna protagonista do processo de ensino-aprendizagem”, explica a diretora educacional Vera Lavanhini.

Para Beatriz Borges de Souza Azevedo, mãe da aluna Bianca Borges de Souza Azevedo, do 9º ano, a história entre Educandário e a família começa com segurança. Recém-divorciada de um casamento de 20 anos e com a filha na época com apenas 4 anos de idade, conheceu o Colégio Camillo de Mattos por indicação e ter a filha inserida em uma escola, que além do período integral, oferece educação de alta qualidade, trouxe tranquilidade para garantir um futuro melhor para as duas.

“Tive forças e foco para entender que podia deixá-la, que estava bem cuidada em todos os sentidos para que pudesse continuar trabalhando e seguir nossas vidas. Na época cheguei a procurar a direção da escola onde fui muito bem atendida para que ela continuasse firme e sem sofrer com a separação. Fomos muito bem acolhidas e estamos na escola até hoje”, conta a mãe de Bianca.

O ensino acolhedor, o conteúdo bem estruturado e a abordagem metodológica atual contribuem para a construção de resultados na vida da filha que Beatriz acredita ser para o futuro não só profissional, mas como cidadã.

“Ela já sonha mais alto e quer buscar seus objetivos. Isso é resultado de uma grande equipe formada por profissionais comprometidos e que acreditam na educação como o principal recurso para melhorar a vida das pessoas. Ela tinha uma dificuldade de se expressar muito grande, era muito tímida. Hoje está ensaiando para o musical que vai apresentar. Tenho muita gratidão por esta equipe incrível, que contribuiu para que minha pequena se sentisse capaz de aprender, sonhar e conquistar seus objetivos. Só tenho a agradecer”, conclui.

Mais do que educação de alta qualidade e disciplina, buscamos trazer uma relação familiar dentro da escola, aproximando estudantes ao ambiente e formando laços que os incentivem e valorizem o estudo. Para Bianca, que estudou toda sua vida no Educandário, a escola se tornou seu segundo lar e as disciplinas complementares a ajudaram a enxergar um futuro melhor.

“Eu aprendi no colégio muita coisa que me ajudou a ser quem sou hoje e saber tudo que sei. Os professores, cada um com seu jeito único de apresentar os conteúdos, fazem com que eu me sinta acolhida e ouvida. Por exemplo, a disciplina de Projeto de Vida me proporciona a oportunidade de refletir sobre meu futuro. Nossas rodas de conversa com a professora fazem com que eu me sinta confortável para falar o que sinto e refletir sobre meus sonhos, desejos para o futuro e ambições. Assim ocorre na disciplina de Língua Portuguesa, na qual a professora proporciona aulas descontraídas, com muitos momentos de produção dentro e fora da sala de aula, como poemas e figuras de linguagem por meio de músicas. Isso também acontece nas outras disciplinas, onde o envolvimento e a relação professor-aluno é cada dia mais fortalecida, possibilitando o sucesso de todos. Foi aqui no colégio que conheci minhas melhores amigas, e as levarei para sempre”, comenta a estudante.

Sobre a Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira”-  Instituição criada em maio de 1938, transformou a vida de milhares de pessoas com seus programas educacionais. É mantenedora do Colégio Camillo de Mattos, que atende anualmente 700 alunos de 4 a 16 anos e é responsável pela gestão e coordenação pedagógica da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Dr. Fábio Musa, que atende 736 alunos de 0 a 5 anos em período integral. Também mantém a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ), que funciona em um casarão da década de 1930, totalmente restaurado pela Fundação. A BSJ, que tem o conceito de “Biblioteca Viva”, com programação cultural diversificada para todas as idades, coleções atualizadas de livros, jornais, quadrinhos, revistas, filmes, jogos, videogame e computadores para acesso gratuito ao público.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!