Offline
Triope Teatral reestreia o espetáculo Casa de Ninguém em Ribeirão Preto
29/03/2023 10:49 em Arte

As apresentações acontecerão no dia 03 de abril, na escola estadual Cônego Barros, e no Centro Cultural Palace.

O espetáculo Casa de Ninguém, foi beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto por meio do edital ReAção 2022 - FMC-RP e retorna aos palcos com uma nova adaptação, desta vez unindo teatro e dança para promover uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade.

Com um enredo que aborda a questão da desigualdade de gêneros, a peça “Casa de Ninguém”, será apresentada gratuitamente para estudantes de ensino médio da escola estadual Cônego Barros e para mulheres atendidas no NAEM (Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher), e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). 

A peça teatral tem a proposta de conscientizar e contribuir para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher na sociedade, um fenômeno presente na sociedade brasileira de forma muito grave. Com dois atores em cena, Amanda Bernardes e Ton Pereira, que também são bailarinos e coreógrafos, o espetáculo narra a história do casal Nina e Zé, que se casou na juventude, impulsionado pela gravidez de Nina. Envolvidos pelos sonhos de um grande romance, ambos vivem o fim do amor romântico ao se depararem com a difícil convivência entre os dois. Após alguns anos, e vivendo uma situação financeira ruim, a nova gravidez de Nina gera discussões mais frequentes entre o casal, com consequências ainda piores e atitudes violentas de Zé.

O espetáculo une Teatro e dança como ferramenta de reflexão e conscientização sobre o tema; as coreografias complementam as cenas, simbolizando as sensações e sentimentos do casal, conduzindo o público às sensações que se pretende despertar. Ao final da apresentação os atores fazem um bate papo com o público.  

A Triope é responsável pela criação do texto, que foi inspirado na obra “Quando as máquinas param”, de Plínio Marcos. A característica dos trabalhos da Triope é de apresentar espetáculos fora do espaço convencional e abranger um público com menor acesso cultural, com temas de cunho social em seus espetáculos.

SOBRE A TRIOPE TEATRAL

Com sede em Ribeirão Preto/SP, a Triope Teatral iniciou em 2011 com o nome de Grupo Protegendo a Infância, com a parceria de Tim Fabril, Richard Barros e Elaine Ribeiro, profissionais de Artes Cênicas e Serviço Social, cuja elaboração dos projetos culturais centram em temas de cunho social, com foco na valorização do potencial do teatro como veículo de comunicação, conscientização e sensibilização sobre os temas abordados.

SERVIÇO

Espetáculo Casa de Ninguém

Data: 03/04/2023

Horário: 12h30 e 17h30

Local: Escola estadual Cônego Barros

 

Espetáculo Casa de Ninguém

Data: 03/04/2023

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Palace

FICHA TÉCNICA

Atores/Bailarinos/Coreógrafos: Amanda Bernardes e Ton Pereira.

Direção Artística: Ton Pereira

Produção: Tim Fabril.

Dramaturgia e Direção Geral: Elaine Barros.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!