Offline
Orquestra Parassinfônica de São Paulo ensaia a todo vapor para temporada de apresentações em SP e RJ
19/06/2023 10:14 em Música

Convidada para estrear sua temporada de concertos no 53o Festival de Inverno de Campos do Jordão, a OPESP também se apresenta no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), na Sala São Paulo (SP) e em mais cinco espaços no interior de São Paulo até outubro. 

Nesta temporada, a OPESP conta com a regência do internacionalmente premiado maestro Marcos Arakaki e com a participação luxuosa da soprano Caroline Brito. 

Foto: Leda/Divulgação

São Paulo, 16 de junho de 2023 - Promover inclusão social por meio da música clássica era o sonho do produtor cultural e mestre em atividades culturais e artísticas Igor Cayres. Com vivências pessoais e profissionais com cadeirantes no passado, em 2022 ele conseguiu captar patrocinadores, encontrar profissionais habilitados, selecionar e capacitar uma orquestra de mais de 30 pessoas e estrear a OPESP - a primeira orquestra parassinfônica de São Paulo - em nenhum lugar menos que a Sala São Paulo, mesmo palco por onde passam gigantes da música mundial. 

O esforço gigantesco valeu a pena. No mesmo ano o projeto conquistou o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura e ganhou novo fôlego para seguir seu caminho, que agora prevê sete apresentações no eixo Rio - São Paulo e vislumbra sonhos ainda maiores para 2024. 

Após processo de crescimento e amadurecimento do projeto como um todo, a orquestra atualmente conta com 45 músicos, dentre pessoas com e sem deficiência, e naipes de trompete, trompa, tímpano, flauta, contrabaixo, viola, violoncelo, violino, oboé, clarinete, fagote e trombones. Com bolsa de estudos e intenso calendário de ensaios sob coordenação pedagógica de Aída Machado, Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, os músicos sobem aos palcos a partir de julho, sob regência do maestro Marcos Arakaki, renomado por dirigir importantes orquestras nacionais e estrangeiras. 

A agenda de apresentações, incluindo a participação especial da soprano Caroline Brito, conta com passagem pelas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Ribeirão Preto, Tatuí, Campinas, Botucatu e Santos. 

Jornada de sucesso 

O levantamento mais recente do IBGE aponta que 8,4% da população brasileira acima de dois anos, o que representa 17,3 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência. A pesquisa detalha que 7,8 milhões, ou 3,8% da população acima de dois anos, apresenta deficiência física nos membros inferiores, enquanto 2,7% das pessoas tem nos membros superiores. Além disso, 3,4% dos brasileiros possuem deficiência visual; 1,1%, deficiência auditiva. 

No contraponto, a representatividade das pessoas com deficiência no universo da música, em especial da música clássica, ainda é irrisória. 

“A grande maioria dos músicos da OPESP vivenciou pela primeira vez na vida a experiência da rotina de uma orquestra sinfônica. Dadas todas as dificuldades impostas sobre as pessoas com deficiência, para eles chegava a ser difícil até mesmo encontrar escolas de música para estudar. Hoje serem protagonistas da OPESP e terem contato com um corpo técnico deste nível, é extremamente recompensador”, detalha Igor. 

Repertório 

Com aumento no número de naipes e uma série de aprimoramentos desde sua criação, a OPESP segue cada vez mais profissional, incluindo no repertório grandes compositores clássicos, como Mozart, Tchaikovsky e Schubert.

OPESP | Programa 2023

Amaral Vieira

Entrada Festiva, Op. 135

Wolfgang Amadeus Mozart

A Flauta Mágica, K.620

• Abertura

Pyotr I. Tchaikovsky

Andante cantabile

Camila Moraes Pereira, trompa

Alexandre Guerra

Paisagens Brasileiras

• Planalto Central

• Amazônia

Camille Saint-Saëns

Introduction et rondo capriccioso, Op 28

Carlos de Paula Ribeiro, violino

Giacomo Puccini

Gianni Schichi - "O mio babbino caro" *

Franz Schubert

Ave Maria

Caroline Brito, soprano*

Georges Bizet

L'Arlésienne Suite n. 2

I. Pastoral

II. Intermezzo

III. Minueto

IV. Farandole

 

Oscar Lorenzo Fernández

Batuque

Sobre a OPESP

A Orquestra Parassinfônica de São Paulo é uma realização da Associação Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo - OPESP, apresentada pela Shell, Instituto Cultural Vale e Ministério da Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Astrazeneca, Syngenta, Raia Drogasil, Unigel, Banco Bradesco SA, Liberty Seguros e Banco Sofisa. 

Sobre a Shell Brasil 

Prestes a completar 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. 

Serviço

OPESP - Temporada de concertos 2023

53o Festival de Inverno de Campos do Jordão - Parque Capivari

Dia: 08 de julho

Horário: 16h

Endereço: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 - Capivari, Campos do Jordão - SP, 12460-000

Ribeirão Preto - Theatro Pedro II

Dia: 29 de julho

Horário: 20h

Endereço: R. Álvares Cabral, 370 - Centro, Ribeirão Preto - SP, 14010-080

Tatuí - Teatro Procópio Ferreira

Dia: 19 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Rua São Bento, 415 - Centro, Tatuí - SP, 18270-820

Campinas - Teatro Municipal José de Castro Mendes

Dia: 24 de agosto

Horário: 20h

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial, Campinas - SP, 13035-320

Rio de Janeiro - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Dia: 28 de agosto

Horário: 19h

Endereço: Praça Floriano, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050

Botucatu - Teatro Municipal de Botucatu

Dia: 16 de setembro

Horário: 20h

Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 - Centro, Botucatu - SP, 18600-000

São Paulo - Sala São Paulo

Dia: 30 de setembro

Horário: 21h

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01218-020

Santos - Teatro Municipal Braz Cubas

Dia: 14 de outubro

Horário: 20h

EndereçoAv. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias, Santos - SP, 11075-907

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!