Offline
Série The Beat Diaspora será exibida integralmente no In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical
20/06/2023 08:18 em Música

Série documental retrata uma inédita viagem cultural e musical que apresenta a música como uma poderosa plataforma de transformação social 

 

Imagens de divulgação disponíveis aqui. Crédito: Urso Morto

São Paulo, junho de 2023 - A série The Beat Diaspora - que explora a disseminação dos ritmos africanos pelo mundo - será exibida na íntegra no In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical. A exibição será realizada no dia 20 de junho, às 19:00, no CineSesc. Após a exibição, a diretora Joyce Prado, o idealizador e produtor da série Coy Freitas, e a produtora executiva Mayra Faour Auad participarão de uma mesa de debate sobre a série. 

“É uma honra participar do 15º ano do IN EDIT, um festival que dá visibilidade a projetos como o The Beat Diaspora e celebra o encontro da música com o cinema. Nossa série representa milhares de pessoas, ritmos e culturas ao redor do mundo. Ter a oportunidade de mostrar isso em uma sala de cinema, de forma acessível ao público, é um presente”, comemora Mayra Faour Auad. 

The Beat Diaspora é uma série documental que retrata a diáspora sob a perspectiva da música eletrônica periférica e que apresenta a música como uma poderosa plataforma de transformação social; uma ferramenta que dá aos jovens a sensação de pertencimento e que possibilita a realização de sonhos.

"É uma história que nunca havia sido contada, da conexão entre essas comunidades afro-diaspóricas espalhadas pelo mundo que estão continuamente redesenhando a música pop global", explica Coy Freitas. 

Com sua primeira temporada dividida em seis episódios, o projeto mergulha em diferentes cenas eletrônicas - São Paulo (funk paulista), Recife (brega funk), San Juan (reggaeton), Kingston (dancehall), Salvador (Bahia eletrônica) e Lagos (afrobeats) - e investiga não apenas suas origens, desenvolvimento e desdobramento, mas, principalmente seu entorno geográfico e cultural, sua forte conexão com a comunidade local, suas relações com a ancestralidade e sua constante influência na indústria da música pop. 

Para construir intimidade com o tema, anfitriões oriundos de cada uma das cenas e cidades retratadas foram convidados a conduzir as narrativas, conversando com artistas pioneiros, estrelas da música, jovens talentos, pesquisadores e jornalistas, além de investigar comportamento e estilo de vida, contexto político-social (questões raciais, dinâmicas de gênero, preconceito midiático e das elites econômicas), movimentos de dança, moda, festas de rua como os fluxos e sound systems, manifestações tradicionais, economia, mercado e estética visual. 

Com criação de Coy Freitas, a produção original do YouTtube é uma realização da MyMama Entertainment em coprodução com a KondZilla, produção executiva de Mayra Faour Auad, Konrad Dantas e Coy Freitas e curadoria de Chico Dub e Dago Donato. A série contou com 5 diretores, sendo eles Tico Fernandes, Roguan (Roberto Andreoli, que dirigiu dois episódios), Carol Lima, Bruno Zambelli e Joyce Prado. E teve a direção de fotografia do premiado fotógrafo e diretor Urso Morto. Os roteiros são assinados por Juliana Borges e Joyce Prado, e produção executiva de João da Terra. 

 Sobre a MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL (com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”), a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora reconhecida internacionalmente, que mantém seu foco no desenvolvimento e gestão de talentos e ideias. À frente da produtora estão as sócias fundadoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD. 

Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA” (Anita Rocha da Silveira), SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021, “FOGARÉU” (Flávia Neves), em coprodução com a francesa Nathalie Mesuret, Blue Monday e a brasileira Vânia Catani, PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 2022 - PANORAMA, "LOS DE ABAJO" (Alejandro Quiroga) que estreou em Mar del Plata 2022 e "ODILON, RÉU DE SI MESMO” uma produção original da HBOMAX. No mesmo ano estreou a série “THE BEAT DIASPORA” em coprodução com a Kondzilla para o YouTube Originals. 

Nos EUA, MAYRA FAOUR AUAD foi sócia da produtora Passage Pictures, onde produziu o último filme do aclamado diretor NOAH BAUMBACH ("Marriage Story" e "Frances Ha"), "WHITE NOISE", para a NETFLIX, FILME DE ABERTURA NO FESTIVAL DE VENEZA 2022 com Adam Driver e Greta Gerwig e o filme “Tesla”, com Ethan Hawke, que estreou em Sundance em 2020. 

Atualmente a MyMama está finalizando seu próximo filme do aclamado diretor Andrucha Waddington “Dona Vitória”, em coprodução com Conspiração e Globoplay, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro ("Central do Brasil” e "A Vida Invisível" de Karim Ainouz) e Linn da Quebrada. 

Os filmes da MYMAMA foram premiados nos principais festivais de cinema, como FESTIVAL DE CANNES, QUINZENA DOS REALIZADORES, VENEZA, TIFF, SUNDANCE, SXSW, BERLINALE, GRAMADO, FESTIVAL DO RIO, MOSTRA DE SÃO PAULO, entre outros.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!