Offline
Alexandre Coimbra Amaral propõe uma conversa franca e empática sobre a ansiedade
27/07/2023 13:45 em Literatura

Com enfoque na escuta e no acolhimento da pessoa ansiosa, autor e psicólogo lança luz ao tema e quebra estigmas sobre um dos maiores sofrimentos da sociedade atual

 

"Neste livro, nosso autor abraça a relação perturbada que temos vivido com o tempo e nos convida a inventarmos modos de viver em que os abraços sejam mais acolhedores e menos enforcadores.”

- Ana Suy, psicanalista e autora do best-seller A gente mira no amor e acerta na solidão

“Imagine-se numa estrada íngreme, subindo uma serra em um automóvel. Você está na direção e está com o coração descompassado. Há uma neblina espessa que impede toda e qualquer visão. Suas mãos, trêmulas, se atam ao volante de maneira mais rígida, porque você teme perder a direção.”, é assim que o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral – mesmo autor de Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise A exaustão no topo da montanha – inicia o novo livro Toda ansiedade merece um abraço, publicado pelo selo Paidós, da Editora Planeta. A cena que ele descreve é uma metáfora do funcionamento ansioso das pessoas na sociedade atual.

Abrindo mão de uma abordagem técnica e sem pretensão de patologizar o transtorno, a obra propõe um diálogo empático sobre a ansiedade, explorando situações cotidianas, como o uso das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, que apesar de corriqueiras e comuns, podem ser gatilhos para iniciar o sofrimento. Sem jargões psicanalíticos e com linguagem acessível, Alexandre busca aliviar o peso de se sentir em estado ansioso e quebra estigmas sobre o tema, evidenciando que não há vergonha em lidar com a ansiedade e que nem mesmo é preciso enfrentar o problema sozinho.

Para Marcio Krauss, professor e mestre em filosofia, o livro é um lembrete gentil de que todas as pessoas estão sujeitas a momentos de ansiedade e que, longe de ser um mau, ela é uma emoção natural e necessária para a sobrevivência humana. “Ao ler estas páginas, senti-me imediatamente acolhido pelo tom humano e sensível de Alexandre Coimbra. É como se ele estivesse conversando diretamente comigo, abrindo seu coração e sua sabedoria em um gesto generoso, compartilhando sua experiência.”, escreve Krauss no prefácio da obra.

Em Toda ansiedade merece um abraço, Alexandre expõe a realidade sobre o transtorno e as dificuldades que as pessoas que o enfrentam precisam lidar, mas também busca acolher de forma sensível e vulnerável quem vive diariamente com o impacto que a ansiedade gera no cotidiano. Com respeito e empatia, o autor cria um espaço de apoio e incentiva leitores e leitoras a iniciarem uma jornada de autoconhecimento e aceitação. “Desejo que sua ansiedade se acalme minimamente durante a leitura das próximas páginas. E que você possa se sentir representado aqui. Desejo que você se sinta identificado com pelo menos algumas das ideias que lhe trago sobre a ansiedade, essa flecha fervente que transpassa o sossego tão difícil de se eternizar por mais de um momento.”, convida Alexandre.

FICHA TÉCNICA

Título: Toda ansiedade merece um abraço

Autor: Alexandre Coimbra AmaralISBN: 978-85-422-2284-5

192 páginas

R$ 54,90

Editora Planeta | Selo Paidós

SOBRE O AUTOR

Alexandre Coimbra Amaral é psicólogo, mestre em Psicologia pela PUC do Chile e terapeuta familiar, de casais e grupos. Palestrante e consultor de saúde mental em empresas e escolas de todo o país, é também colunista da Revista Crescer e do Portal Lunetas do Instituto Alana. Atuou durante quatro anos e meio como psicólogo no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e hoje é presença constante nos mais diversos programas de TV, na internet e em podcasts, abordando temas de interesse coletivo e nos ajudando a compreender os dilemas de nosso tempo. Seu podcast, Cartas de um terapeuta, é um dos mais escutados do país em todas as plataformas de áudio. Este é o seu quarto livro pelo selo Paidós, da Editora Planeta, iniciado justamente com seu livro Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise.

SOBRE A EDITORA

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!