Offline
SISEM-SP divulga resultados da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus
16/05/2017 16:12 em Arte

Sisem-SP

Lançamento do novo sistema de gerenciamento de dados acontece dia 18/05 durante o I Encontro de Museus da Baixada Santista, no Museu Pelé, em Santos

 

A divulgação dos resultados da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), que será realizada quinta-feira (18/05), às 9h, no Museu Pelé, em Santos (SP), marca uma nova fase para o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). Após três anos de discussões e aprimoramento da metodologia e um ano de testes em museus da Baixada Santista, o CEM-SP está pronto para receber as inscrições de unidades públicas e privadas de todo o Estado, visando o fortalecimento de toda a rede. Para realizar o cadastro, que estará disponível a partir do dia 19 de junho, é necessário que a instituição acesse o site  www.sisemsp.org.br, envie o termo de adesão e preencha o instrumento de qualificação cadastral.

O CEM-SP é uma ação governamental da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que está sendo implantada em parceria com a Organização Social ACAM Portinari e a empresa Corollarium Tecnologia. Em 2016, o cadastro teve fase piloto na região da Baixada Santista, que possui, segundo mapeamento realizado em 2009 pelo SISEM-SP, 19 museus.

O cadastro se caracteriza como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas em toda sua diversidade, constituindo-se como instrumento de planejamento para a formulação de políticas públicas para o setor. Poderão se cadastrar os equipamentos culturais caracterizados como instituições permanentes, sem fins lucrativos, que preservem e divulguem acervos culturais materiais ou imateriais em espaços abertos ao público para finalidade de estudo, pesquisa, educação e fruição, contando com quadro de pessoal para seu funcionamento.

De acordo com Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC-SISEM-SP), a adesão ao CEM-SP é voluntária, mas a aprovação do registro estará sujeita ao atendimento de parâmetros técnicos e será realizada por ordem de inscrição. “Comemorar o Dia Internacional dos Museus com o lançamento deste trabalho, que contou com a participação voluntária de pessoas da comunidade e a colaboração de tantos especialistas em museologia, é gratificante e representa um marco na história do SISEM-SP. A metodologia desenvolvida é bastante completa e vai ser fundamental para o fortalecimento dos museus do Estado, bem como servirá de modelo para outras regiões do País”, afirma Kaseker.

 

Dia Internacional dos Museus - O SISEM-SP participa do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e comemorado em 18 de maio. Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) convida as instituições de todo País a fazerem parte da celebração com uma programação diferenciada na Semana Nacional de Museus. Em 2017, a 15ª edição do evento visa o debate a partir do tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Em Santos, a celebração acontece no auditório do Museu do Pelé, das 9h às 17h40, e terá a participação dos dirigentes do SISEM-SP, além de autoridades municipais e estaduais. Os interessados em participar do evento, com vagas limitadas, devem fazer suas inscrições no local com uma hora de antecedência. Confira a programação completa das comemorações nos sites dos museus de sua cidade.

 

SISEM-SP - O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br.

 

Serviço:

Evento: I Encontro de Museus da Baixada Santista (divulgação dos resultados da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus)

Data: Quinta-feira (18/05/2017)

Horário: das 9h às 17h40

Local: Auditório do Museu Pelé

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre s/nº - Valongo – Santos – SP

Inscrições: Gratuitas (devem feitas com uma hora de antecedência no local do evento - vagas limitadas)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!