Offline
Mercado Buenos Artes retoma suas atividades com reestreia na Praça Villaboim
03/08/2017 21:42 em Arte
 

Mercado Buenos Artes torna-se itinerante após residência no Parque Buenos Aires e primeira parada acontece na Praça Villaboim, em Higienópolis, no próximo dia 5 de agosto, sob curadoria de Mari Pini.

 

Com proposta itinerante, o Mercado Buenos Artes volta à agenda da cidade com intuito de acontecer a cada 15 dias em diferentes regiões da capital paulistana. A primeira edição fora do Parque Buenos Aires - espaço que deu vida ao evento através de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público - acontece na Praça Villaboim, em Higienópolis.

Incentivar o design brasileiro, o feito a mão, estimular o consumo responsável e a compra de pequenos produtores são premissas que fizeram surgir o Mercado Buenos Artes. O resultado é uma seleção de marcas que apresentam suas criações em produtos de moda, beleza, decoração, bem-estar e papelaria.

A algumas quadras do endereço anterior, a edição na Villaboim trará dois shows e reunirá cerca de 70 expositores dentre jovens designers, pequenos produtores e artistas, propondo ainda a interação entre moradores e turistas através de oficinas e atividades culturais.

“As feiras e mercado são importantes para a cidade. Além de trabalhar o empreendedorismo dos designers e artesãos, potencializa a economia em rede, estreita o contato com clientes e valoriza os espaços públicos”, afirma Mari Pini, curadora do MBA.

Os segmentos de moda e acessórios estão representados pelas etiquetas femininas M3P ItineranteMr. GreenCasa Cléo AteliêSalt & Peppers, os acessórios repletos de design sustentável das marcas Stefano Leggieri e Piracaianas. O universo infantil conta com criações lúdicas dedicadas aos pequenos das marcas Brincar de Crochê eLivremente Kids, ambas com uma premissa em comum: criar peças feitas para brincar e acompanhar toda a infância.

Fazem parte do mercado marcas e negócios que se utilizam de estamparia e tingimentos naturais, peças de produção artesanal, utilização de algodão orgânico e fibras naturais, produtos criados a partir de garimpo de peças, reuso de materiais de descarte e adoção do upcycling, a maioria produzida a partir do fazer manual. Integram também produtos de bem estar cuidados pessoais como a saboaria Sabom do Bom com seus cosméticos naturais e veganos

Para os amantes da comida de rua um cardápio variado é apresentado a cada edição. Um espaço gastronômico será armado no playground da praça com pequenos produtores que oferecerão seus alimentos e bebidas para serem levados para casa, de nomes como Piracaia IntegralBoli BrownieTrem bom de MinasApiário Lenk eFora da Lei.

A cada edição artistas se apresentam com pocket shows com intuito de criar ambientação, celebração do convívio social e da ocupação criativa do espaço público.

Outra novidade para o evento é o apoio e parceria do CMK – Centro de Apoio a Criança com Câncer Marta Kuboiama, instituição referência no apoio à criança e jovens adolescentes carentes com câncer, que contará com uma tenda na feira para divulgar suas ações e receber doações.

Anote na agenda: a 30ª edição do Mercado Buenos Artes itinerante acontecerá no dia 26 de agosto na Virada Sustentável, na Vila Madalena.

 

Saiba mais sobre o MBA:

MBA - Mercado Buenos Artes é um evento periódico com o propósito de valorizar os espaços livres públicos, incentivando a economia criativa, promovendo pequenos produtores e o mercado justo de design, produtos sustentáveis, moda, gastronomia e música, para o convívio dos usuários locais, moradores, cidadãos, turistas, público em geral gerando trocas e experiências.

MBA nasceu no Parque Buenos Aires, em junho de 2016, organizado por Mari Pini, período em que a realizadora cultural integrava o Conselho Gestor, com o intuito gerar benefícios ao Parque, oferecer contrapartidas, ser agente e doador. Em um ano foram produzidas 28 edições, representando uma média de dois eventos por mês.

Desde junho deste ano, o MBA não mais ocupou a entrada do Parque por ordem da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Não demorou para que moradores de Higienópolis e frequentadores do Parque organizassem uma petição pela regularização do Mercado no local. A iniciativa contou com mais de 1500 assinaturas e trouxe nomes como Paulo Mendes da Rocha, Luis Nassif, Luís Fernando Veríssimo e Costanza Pascolato.

A ação demonstrou o quanto o MBA sensibilizou a comunidade e transformou o cotidiano do bairro Higienópolis, com sua festividade, cultura e economia criativa.

“Buscando novos desafios, estamos nos transferindo para outras praças e adquirindo um caráter itinerante. Selecionamos a Praça Villaboim como um espaço de interesse a ser fomentado, pois é um espaço charmoso, com um comércio local, onde podemos continuar mantendo a mesma ‘freguesia’ do MBA, a comunidade de Higienópolis que nos apoia”, ressalta Mari Pini.

 

Serviço: 
29º edição do Mercado Buenos Artes – Praça Villaboim

05 de agosto, das 10h às 18 horas.

Praça Vilaboim, s/nº – Higienópolis
* Evento gratuito 
* Não conta com estacionamento no local. O evento sugere a utilização de transporte público.
* Em caso de chuva o evento poderá ser cancelado

www.facebook.com/mercadobuenosartes/

www.instagram.com/mercadobuenosartes/

#mercadobuenosartes

@mercadobuenosartes

 



COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!