Offline
Adriano Grineberg toca no Sesc Jazz & Blues com Corey Harris Band
22/08/2017 18:28 em Música


 
 Banda norte-americana se apresenta pela terceira vez no Brasil nesta sexta (25) em Ribeirão Preto
 
O músico Adriano Grineberg é o pianista convidado da banda americana Corey Harris Band que se apresenta pela terceira vez no Brasil no Sesc Jazz & Blues. O primeiro show acontece nesta sexta, 25, no Sesc Ribeirão Preto. Esta é a terceira passagem de Corey Harris pelo Brasil e a terceira vez que Grineberg se junta à banda. No evento, Grineberg tocará piano e órgão.
 
Corey Harris é antropólogo, pesquisador, participou do documentário Blues de Martin Scorsese e já esteve na África diversas vezes. Grineberg também viajou ao velho continente por mais de uma vez, e está trabalhando atualmente seu mais novo álbum, Blues for África.
 
Corey Harris faz uma fusão de blues, reggae e música africana e é uma referência musical para Grineberg, que tem no músico do Colorado (EUA) sua principal fonte de inspiração para seu último CD, Blues for Africa, lançado em 2014. Os músicos, que se conhecem desde 2003, têm em comum a paixão pela música étnica e pelos ritmos africanos.
 
O pianista, compositor, arranjador e cantor paulistano é considerado um dos maiores expoentes do blues contemporâneo da atualidade e, recentemente, foi bicampeão na categoria Melhor artista de blues do Prêmio Profissionais da Música 2017, após concorrer em cinco categorias (autor/compositorcantorartista de rock, artista de blues cultura popular).
 
Com mais de 20 anos de carreira, Grineberg é a nova cara do blues brasileiro, sendo o músico de blues que mais participou de gravações do gênero no Brasil, com seu nome nas fichas técnicas de mais de 40 álbuns de artistas nacionais e internacionais como Magic Slim, André Christhovam, Irmandade do Blues, Blue Jeans, J.J. Jackson, Nasi, além de apresentações ao lado de Corey Harris, Big Time Sarah, Deitra Farr, John Pizzarelli e outros. Nos últimos anos vem se apresentando com frequência nos principais palcos e festivais de jazz e blues em todo o Brasil.
 
Sua relação com Riley Ben King, o nome verdadeiro de B.B. King, falecido em 2015, vem desde a infância: "conheci o trabalho do B.B. King no início de minha formação musical, com 10 anos, quando já estudava música erudita e tive uma imensa afinidade com o blues, senti que se tratava de alguém especial", relembra Grineberg. Anos mais tarde, já como músico profissional, o músico teve a honra de abrir três shows dele em São Paulo, em 2004, ao lado da banda Blue Jeans. "Uma das minhas memórias mais especiais foi quando o mestre nos recebeu no palco para apresentar a banda", conta. Grineberg teve ainda a oportunidade de acompanhar a filha de BB King, Shirley King,  nas apresentações que fez em 2011 no Brasil.
 
Grineberg já tocou com bandas e artistas de diversas gerações como Ira! (de 2004 a 2007), Filipe Catto, Wanderléa, Hyldon, Paralamas do Sucesso, Toni Garrido, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Elba Ramalho e muitos outros. Já gravou com Liminha, Paul Ralphes e Ricky Bonadio entre outros produtores da música brasileira. Em 2017, Grineberg começa a preparar seu novo álbum.
 
 
Serviço:
Adriano Grineberg acompanha Corey Harris Band no Sesc Jazz & Blues
Data: 25/8, sexta-feira às 21h
Local: Sesc Ribeirão Preto
Endereço:  R. Tibiriçá, 50 - Centro – Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3977-4477
Preço: R$ 12,00 a R$ 40,00
 
 
Sobre o músico
Adriano Grineberg​ é um pianista, compositor, arranjador e cantor brasileiro com 25 anos de carreira e é considerado um dos maiores músicos de blues contemporâneo do Brasil. Nascido em São Paulo, sua música é o resultado da combinação de uma variedade de referências da música internacional como Ray Charles, B.B. King, Jerry Lee Lewis e Bob Marley, e de mestres da música brasileira como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tim Maia. Em seu trabalho, Adriano reverencia também as raízes da música da África e da Índia, e esta inusitada combinação de influências traz originalidade e singularidade para sua música.
 
Começou a estudar piano aos seis anos, mas foi no fim da década de 80 que descobriu no blues a paixão que o levou a acompanhar grandes artistas do gênero como Deacon Jones (EUA), John Pizzarelli (EUA), Andre Christovam (BRA), Corey Harris (EUA), Igor Prado (BRA), Big Time Sarah (EUA), Deitra Farr (EUA), James Wheller (EUA), Jimmy Burns (EUA) e Magic Slim (EUA) – tendo gravado com este último um CD ao lado da banda Blue Jeans (BRA). Em 2004, abriu três shows de B.B. King em São Paulo. Em 2016, seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Profissionais da Música 2016/Music pro Awards (Brasil) na categoria Melhor Artista de Rock e Blues e em 2017 ficou em 1o lugar na categoria Melhor Artista de Blues.
 
No cenário da musica brasileira, passou pela banda Ira! (uma das maiores bandas do rock brasileiro); acompanhou e gravou com ​Filipe Catto, Arnaldo Antunes​, Elba Ramalho​, Wanderléa, Ana Cañas, Gilberto Gil e Paralamas do Sucesso.  Antes dos 40 anos bateu a marca de 150 aparições em fichas técnicas de discos.
 
Com 14 álbuns autorais lançados, sendo dois solo e 12 em parceria, Grineberg realiza atualmente a turnê seu trabalho mais recente, Blues for Africa​, em que traz a síntese melódica e rítmica como resultado de duas décadas de pesquisa no continente africano. Retratando a diversidade da África em suas distintas faces, o trabalho vai do gospel do sul da África à arte sufi dos tuaregues no Saara, da pulsação e alegria da música de Benin e Angola – tão presentes na cultura brasileira – à introspecção dos cantos em iorubá e igbo na Nigéria, do blues do delta do Mississippi à infinidade de ritmos de New Orleans e do reggae jamaicano às danças e rituais da África Central. Gravado em seis línguas (zulu, ioruba, bembe, igbo, swahili e inglês), o álbum reúne composições próprias e canções tradicionais e ancestrais dos povos nativos. Esta mistura de influências, sempre acompanhada pela linguagem do blues, e colocada em prática com toda a experiência que os anos de trabalho trouxeram, faz de Adriano Grineberg​ um dos artistas mais interessantes da música brasileira.
 
Discografia:
Ap Nithya (Adriano Grineberg e Edu Gomes) - 1999
Akash (Adriano Grineberg e Edu Gomes) – 2002
Shantala (Edson Aquino e Adriano Grineberg) - 2003
Neroli (Adriano Grineberg, Edson Aquino e Edu Gomes) - 2003
Coletâneas Bons Fluidos (Adriano Grineberg, Edson Aquino e Edu Gomes) - 2004
Vera Mantra (Adriano Grineberg, Edson Aquino e Edu Gomes) - 2004
Impressions in Blue (Adriano Grineberg e Edu Gomes) - 2004
Música para Florais de Bach - Vol.1 (Adriano Grineberg e Edu Gomes) - 2006
Música para Florais de Bach - Vol.2 (Adriano Grineberg e Edu Gomes) - 2006
Urban Totem - Pindorama - 2007
Ao Vivo no Photozofia (Vasco Faé e Adriano Grineberg) - 2007
Sonar (Adriano Grineberg e Edu Gomes) - 2009
Key Blues (Adriano Grineberg) - 2010
Blues for África (Adriano Grineberg) - 2014
 
 
Mais informações:
http://adrianogrineberg.com.br/  
https://soundcloud.com/adriano-grineberg    

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!