Offline
Mostra fotográfica de Adriana Amaral vai itinerar pelo interior de São Paulo
05/05/2016 09:47 em Arte

Após ser lançada em Ribeirão Preto, a próxima parada da estação fotográfica Entradas é a cidade de Araraquara. Projeto conta com aprovação do ProAc – ICMS

 

Ribeirão Preto (SP), 3 de maio de 2016 - A artista visual Adriana Amaral acaba de obter mais uma aprovação do ProAc - ICMS para a exposição Entradas - lançada em Ribeirão Preto no ano passadoCom o incentivo cultural, o projeto vai itinerar com destino para a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. A exposição ainda vai entrar na programação cultural da cidade durante este ano.

Segundo Adriana Amaral, após a nova aprovação ela inicia a fase de captação de patrocínios e apoios culturais para efetivar a produção da exposição. A artista visual visa apresentar sua mostra para empresas que buscam a produção cultural e artística para formação de público e também como forma de valorizar os artistas regionais. Ela destaca que, no Estado de São Paulo, o Proac, é uma lei estadual, pela qual a empresa pode usufruir de recursos do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação).

O programa funciona por meio de incentivo fiscal. Para participar, é necessário primeiro que a empresa faça seu credenciamento no site da Secretaria da Fazenda. O mesmo credenciamento vale também para a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (PIE). Também é necessário que empresa tenha apurado ICMS no ano imediatamente anterior, estar em dia com as obrigações fiscais e fazer pedido de credenciamento prévio no site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) (www.pfe.fazenda.sp.gov.br).

As empresas interessadas em apoiar a exposição Entradas podem patrociná-la por meio do próprio sistema da SEFAZ. Segundo a artista, essa é uma oportunidade do empresariado se envolver e estimular a cultura de sua cidade e região. “A empresa já paga o ICMS para o governo todo mês, com o incentivo do ProaAc-ICMS, 3% do que  pagaria ao governo é destinado para o projeto cultural. Além do empresário saber onde está indo o dinheiro,  ele tem a possibilidade de associar a sua marca a um projeto artístico e cultural, sem ter nenhum custo extra para a companhia”,  comenta Adriana.

Entradas

Entradas revela o olhar da artista para imagens de portas fechadas de pousadas, fazendas, escolas, casas de amigos, prédios históricos, pontos da capital paulista e cenários que guardam lembranças e registros de vidas numa narrativa peculiar. 

 

A mostra promove reflexões sobre a maneira como as memórias se constituem e sobre como um único objeto pode ser capaz de despertar as mais diversas lembranças. A ideia deste trabalho surgiu após uma visita da artista visual ao município de Cássia dos Coqueiros, no interior de São Paulo. Para ampliar as perspectivas dos olhares, da reflexão e da produção fotográfica, o projeto ainda vai contar com outras atividades de formação como oficinas de fotografia, vivências e palestras contextualizadas com os temas da exposição. A proposta é aliar ações de difusão das artes visuais com formação de público.

 

Sobre Adriana Amaral

Ela tem nas artes visuais sua fonte maior de inspiração e uma trajetória de prêmios e trabalhos reconhecidos. Adriana Amaral começou a sua produção no ano de 2003, quando participou pela primeira vez da Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel Gismondi (MARP). Formada através de cursos e oficinas com nomes expressivos da fotografia local e nacional, como Tony Miyasaka, Araquém Alacantara, Caio Reisewitz e Francisco Moreira da Costa, e uma carreira ininterrupta nos últimos 12 anos, a artista apresentará para Ribeirão Preto e região dois novos trabalhos:Entradas e Vacuidade projetos recém aprovados pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), nas modalidades  ICMS e Editais.

 

Adriana Amaral foi premiada em 2012 pelo Salão de Arte Contemporâneo de Ribeirão Preto (SARP). Ela conta que venceu mais um desafio com as aprovações do ProAc, pois na modalidade Editais participaram 300 projetos e apenas 20 foram selecionados na modalidade ICMS, seu esforço foi ainda maior na busca de captação dos recursos e aprovação do projeto e para isso foi necessário readequá-lo duas vezes. Mas o resultado foi positivo e agora se materializa com as duas produções, que poderão ser conferidas no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP), de 2 de outubro a 1º de novembro. As mostras contam com atividades paralelas como oficinas de fotografia, palestras, vivências e debates.

 

Currículo da artista visual

Sua trajetória começou em 2003 - quando participou pela primeira vez da Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel Gismondi  (MARP). Integrou o grupo de acompanhamento de processos artísticos A Casa Onírica, coordenado por Juliana Monachesi e Guy Amado entre 2006 e 2007. Atualmente faz parte do Latitude22, ateliê de pesquisa em poéticas visuais.

 

Em 2013, fez acompanhamento com o artista/fotógrafo Rubens Mano. Participou de exposições individuais no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel Gismondi), na Unidade Centro de Convenções (2007), USP – Ribeirão Preto (2007), MIS de Ribeirão Preto (2005), Sesc Unidade de Ribeirão Preto (2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2012), Sesc Unidade Interlagos (2013), Sesc Unidade Catanduva (2014) e de exposições coletivas em instituições como Sesc Unidade de Ribeirão Preto (2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2012), MARP (2003, 2005, 2006, 2009, 2010. 2011, 2013, 2014), Pinacoteca Miguel Dutra – Piracicaba (2009), Galeria Graça Landeira – Belém (2008), Galeria Adearte – Ribeirão Preto (2008, 2009) e Espaço W – Ribeirão Preto (2011).

 

Conquistou o Prêmio Aquisitivo/Acervo no 37º SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto – Nacional - Contemporâneo – MARP – Cidade de Ribeirão Preto em 2012.  Recentemente, teve dois projetos aprovados: Entradas (2013) Pelo ProAc – ICMS e Vacuidade pelo Edital - Artes Visuais 15/2014. Em 2013 realizou a exposição Dias e Noites na casa em que morou por 40 anos com seus pais. Em 2015 realizou os projetos Entradas Vacuidade pelo ProAc – ICMS e ProAc- Editais respectivamente, no MARP em Ribeirão Preto.   

  

Catálogo Digital – Exposição Dias e Noites – www.3c.art.br

www.adrianaamaral.com.br

Informações: e-mail -  adrianaamaral@convex.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!