Offline
Penúltimo dia da Feira do Livro reúne intensa programação cultural
17/06/2016 08:28 em Literatura

No próximo sábado (18), a Feira do Livro promove contação de histórias, salões de ideias, Sarau Preto, apresentações musicais,  espetáculos de teatro, workshop e show com Jair de Oliveira, entre várias atividades. Programação promete agradar todos os públicos da cidade e região. A Feira termina neste domingo,19 de junho – aniversário de Ribeirão Preto

 

Ribeirão Preto (SP), 16 de junho de 2016 – A 16ª Feira Nacional do Livro chega ao penúltimo dia com uma programação especial e muitas atividades para todas as idades. O evento começa neste sábado (18) logo cedo, a partir das 9h com um Salão de Ideias sobre “Fatores Psicológicos relacionados com a leitura de obras literárias”, com Denis Bó, médico psiquiatra, terapeuta cognitivo comportamental, prosador e poeta e com Luiza Madalena Granato, psicóloga e pedagoga. Na sequência, haverá apresentação do Coral da UEI, às 9h30, no Auditório Pedro Paulo (Palace). Às 10h, o tema do Salão de Ideias previsto é “Produção Literária independente: como chegar ao público leitor?”, com os escritores Cristiane Framartino Bezerra, Leda Pereira, Helena Agostinho e André Luiz da Silva. Ainda às 10h, acontecerá o encontro Literatura e Música, no Auditório Palace (1º andar), com participação da Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso (MG). Membros da academia vão apresentar uma síntese de textos, poesias e performances de blues da melhor qualidade.

 

Também às 10h será realizado um encontro especial do Núcleo Contadores de Histórias, na Biblioteca Padre Euclides com destino previsto, a partir das 11h para a Praça do Leitor. Sob o comando da atriz Míriam Fontana, o núcleo da Fundação se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. É aberto e os encontros acontecem uma vez por mês.

 

Às 10h30, o destaque fica por conta da participação da escritora Conceição Evaristo, no auditório Meira Júnior. Ela é formada em Português e Literatura, mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Literatura Comparada. Estreou como escritora em 1990, na série Cadernos Negros.

 

Sessão Jabuti

Agendada para 14h, a Sessão Jabuti deste sábado (18) apresenta o escritor Cristovão Tezza. Ele escreveu mais de uma dezena de livros, entre eles “O filho eterno”, que ganhou o prêmio Jabuti em 2007, já foi publicado em mais de 15 países e está sendo transformado em filme. Tezza é autor também do livro de contos “Beatriz” e de duas coletâneas de crônicas “Um operário em férias” e “A máquina de caminhar”. Em 2012, publicou “O Espírito da prosa”, sua autobiografia literária e em 2014 lançou o primeiro romance “O professor”, que vem sendo considerado pela crítica um dos pontos alto da ficção brasileira.

 

Ong Ação Inclusiva

A Ong traz duas atrações para a feira neste sábado, às 14h, no prédio comercial do RibeirãoShopping: Salão de Ideias com o autor de “Humor Azul, o lado engraçado do autismo”, Rodrigo Tramonte e o lançamento do livro “A criança e seus direitos”, seguida de debate com as presenças de Solange Silveira Garcia, Marcos Porto, Eduardo José da Fonseca da Costa, Dulce Neves e Maria Beatriz Rodrigues Gomes.

 

Acontece no Sesc

Espetáculo “A Bruxinha que era Boa”, com o grupo República Ativa de Teatro. A história narra facetas da bruxinha Ângela, que sempre se atrapalha ao tentar fazer maldades, ao contrário de suas colegas da Escola de Maldades. Todas querem ganhar a fabulosa vassourinha a jato, prêmio para quem for a mais malvada. Ângela conhece Pedrinho, um jovem lenhador com gostos bem parecidos com os dela. Sua nova amizade e seu jeito bonzinho não agrada o grande bruxo Belzebu III, que promete prendê-la na Torre de Piche. O espetáculo acontecerá às 16h, no Galpão de Eventos do Sesc Ribeirão, na Rua Tibiriçá, 50. A atividade também será oferecida no domingo (19), no mesmo local e horário.

 

Show de Jair Oliveira

A partir das 17h, será realizado o “Sambazz: workshop show”, com o compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, Jair Oliveira, no Open Mall do Shopping Iguatemi. O workshop é baseado em livro cd homônimo, que leva gratuitamente shows e bate-papos sobre o mercado fonográfico a estudantes. Às 21h, Jair Oliveira apresenta o seu show de 30 anos de carreira, no Theatro Pedro II. O projeto faz parte do no Circuito CPFL de Arte e Cultura, sendo realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, sendo Programa de Ação Cultural/2014.

A Feira é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO SÁBADO (18/06)

Atenção: Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

 

14h | Acontece no Sesc Ribeirão | Oficina 3 – Publicação Independente com Stencil, com Rodrigo Motta.  O curso apresentará os elementos fundamentais transformados em publicação da técnica de stencil art e criações artísticas.

 

14h | Oficina Cultural Candido Portinari | Biblioteca Padre Euclides – Apresentação do projeto Nossa História na Biblioteca com lançamento do livro de mesmo nome, resultado de um trabalho literário realizado junto aos estudantes da EMEF Jarbas Massulo.

 

14h | Auditório Palace | 1º andar – Salão de Ideias com António Fais, escritor, filósofo e cientista da computação fala sobre o fato de ninguém nascer escritor.

 

14h30 | Auditório Pedro Paulo – Palace – Apresentação com o pianista Gustavo Molinari e o tenor Ramon Mundin.

 

15h | Auditório Pedro Paulo – Palace – Oficina sobre Língua Portuguesa com a professora AMini Boainain Hauy, prêmio Jabuti 2015.

 

15h30 – Auditório Palace – 1º andar – Salão de Ideias “Vai um cântico perdido pela rua – um panorama da literatura jabuticalense”, com participação dos escritores Gabriel Trizoglio, Miriam Góes e Leonardo Chioda.

 

16h – Auditório Meira Júnior – Sarau Ponto e Vírgula – A escritora Irene Coimbra, apresentadora do programa Ponto e Vírgula, organiza há muitos anos, antologias com escritores da cidade e região. Durante a feira, ela lança mais uma obra e reúne os participantes, aproximadamente 100 escritores, das antologias anteriores.

 

17h - Auditório Pedro Paulo – Palace – Salão de Ideias com Henrique Rodrigues, mestre e doutor em Letras e trabalha na gestão de projetos literátios. Publicou o romance “O próximo da fila”, inspirado no período em que foi atendente do McDonald´s. Organizou as antologias de contos “Como se não houvesse amanhã” e “O livro branco”, inspiradas nas canções de Legião Urbana e dos Beatles. Publicou o livro de poemas “A musa diluída”, além de vários infantis e juvenis.

 

18h | Sarau Preto | Centro Cultural do Quintino II com participação da escritora Conceição Evaristo. O grupo, que se reúne mensalmente e debate a literatura negra.

 

 

19 h  | Auditório Pedro Paulo – Palace  | Salão de Ideias sobre “Logosofia: uma nova forma de sentir e a vida”, com Elvira Nara Leite.

 

 

18h30 | Auditório Palace - 1º Andar - Espetáculo Teatral Mãe Coragem - A obra atemporal de Bertolt Brecht é adaptada neste exercício cênico. A peça traz à luz questões contemporâneas através da humanidade presente em cada personagem, bem como a força das situações que os moldam e fazem refletir sobre a vida, as escolhas que os levam a trilhar caminhos que apenas a guerra, que engana e seduz, poderá determinar.

 

Ficha Técnica

 

Classificação indicativa: 14 anos

Elenco: VIII Turma Senac de Arte Dramática |(Grupo Subsolo de Teatro Experimental)

Adaptação de texto por Marianna Gouvêa Direção Musical por Joe F. Bacheschi e Sophia Coelho

Duração: 60 minutos.

Orientação Cênica: Renata Torraca, João Paulo Honorato Fernandes, Marcelo Evangelisti Ribeiro e Ulisses Lopes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!