Offline
Três museus do Governo do Estado de São Paulo entram na lista dos melhores do Brasil e da América do Sul
13/09/2016 17:53 em Arte

A Pinacoteca ficou em 1º lugar nos dois rankings, que incluem também o Museu do Futebol e o Catavento. Prêmio Travellers’ Choice Museus 2016 é concedido pelo site Trip Advisor a partir das avaliações postadas pelos internautas

Três museus do Governo do Estado de São Paulo entraram novamente na lista dos melhores do site Trip Advisor: a Pinacoteca do Estado subiu no ranking e conquistou o primeiro lugar do Travellers’s Choice Museus 2016 tanto no Brasil quanto na América do Sul. Foi também a instituição brasileira com melhor colocação no ranking mundial, ficando em 19º. O Museu do Futebol ficou com a 6ª colocação nacional e a 10º na América do Sul; enquanto o Cataventoconquistou o 7º lugar no Brasil e o 12º no continente.

O Trip Advisor concede a premiação anualmente, a partir das avaliações dos visitantes de todo o mundo. “Os prêmios do Travellers' Choice selecionam não apenas escolhas populares, mas aquelas realmente excepcionais que fazem com que os viajantes voltem sempre”, destaca o site.  

O resultado também foi comemorado pelo Governador Geraldo Alckmin. “O público é quem melhor pode avaliar o trabalho feito nos museus do Governo de São Paulo. E o resultado está aí: a Pinacoteca como melhor museu do País e da América do Sul, além do Museu do Futebol e o Catavento na lista, mostram que os visitantes de todo o mundo reconhecem a qualidade do investimento que fazemos em cultura", afirma o governador.

Além de dar nota com estrelas (de uma a cinco), os usuários também deixam comentários sobre as atrações.  Quem visitou a Pinacoteca destacou principalmente a qualidade do acervo, a organização, a limpeza e a facilidade de acesso. “É pra ir e esquecer da vida. Ao lado da linda estação da Luz, um lugar onde encontramos arte na mais pura expressão”, disse a usuária Andrea F. No ano passado, mais de 616 mil pessoas visitaram os dois edifícios da Pinacoteca, na Praça da Luz e o Largo General Osório.

Sobre o Museu do Futebol, os visitantes destacam a interatividade e o uso da tecnologia para relacionar o esporte à sociedade brasileira: “Conta a história do futebol mundial, onde tudo começou e onde estamos. Mas além do futebol, mostra o que aconteceu nesta época, a importância e impacto do mundo no futebol e vice-versa. Tudo muito bem feito, um alto nível de qualidade e interatividade”, afirmou a internauta Larissa Cordeiro.

Já no Catavento, o maior forte é a atratividade para todos os públicos. Segundo o usuário alupasc, o museu é uma ótima opção para as crianças: “Vou resumir: magnífico! A molecada ama (e os pais que gostam de conhecimento também!). Vale muito a pena conhecer e investir ao menos três horas no local”, avaliou.

 

Rede de museus

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo mantém uma rede de 19 museus na Capital, interior e litoral. No ano passado, essa rede recebeu mais de 3,1 milhões de visitantes e ainda promoveu ações externas para mais de 360 mil pessoas. Além da qualidade das exposições e atividades oferecidas ao público, os museus têm compromisso com a ampliação do acesso à cultura. Por isso, a entrada é gratuita ou a preços populares. Mesmo os museus que cobram entrada são gratuitos aos sábados para todos os públicos (exceto o MIS, que é grátis às terças).

 

Confira a lista de museus da Secretaria da Cultura:


Casa das Rosas

Casa Guilherme de Almeida

Museu Catavento

Memorial da Resistência

Museu Afro Brasil

Museu da Casa Brasileira

Museu da Diversidade Sexual

Museu da Imagem e do Som

Museu da Imigração

Pinacoteca

Estação Pinacoteca

Museu de Arte Sacra

Museu da Língua Portuguesa

Museu do Futebol

Paço das Artes

Museu Índia Vanuíre (Tupã)

Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão)

Museu Casa de Portinari (Brodowski)

Museu do Café (Santos)

 

 

Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais:

 

Facebook: /culturasp

Twitter: @culturasp

Instagram: /culturasp

 

 

Programação completa em http://www.cultura.sp.gov.br/mostrademuseus/index.html

 

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br

Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais:

Facebook: /culturasp

Twitter: @culturasp

Instagram: /culturasp

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!