Offline
Região de Ribeirão Preto se destaca como exportadora
11/10/2016 15:06 em Economia e Negócios
Superávit comercial reflete a vocação regional para a produção agroindustrial; no município de Ribeirão Preto, onde prevalecem os setores de comércio e serviços, resultado é modesto

 

Boletim Comércio Exterior do Ceper/Fundace compara as exportações e importações da Região Administrativa de Ribeirão Preto com as do município de Ribeirão Preto. Considerando o acumulado nos últimos 12 meses percebe-se que na região as exportações superaram as importações, gerando um superávit na balança comercial. Já em Ribeirão Preto, as exportações tendem a ficar próximas das importações.

Os resultado de Ribeirão Preto reflete a vocação do município para o comércio e serviços, setores que fornecem bens pouco exportados. “Esta não é uma característica negativa. O que determina o dinamismo e capacidade de geração de bens e serviços é a produtividade que, por exemplo, da qualidade de mão-de-obra”, avalia Luciano Nakabashi, coordenador do Boletim.

O boletim analisa também o saldo da balança comercial, acumulado 12 meses para os municípios de Ribeirão Preto e Sertãozinho. O resultado mostra que Sertãozinho tem mantido superávit elevado mesmo com a queda do preço das commodities nos últimos anos.

De acordo com os dados consolidados pelos pesquisadores, o saldo da balança comercial de Ribeirão Preto, no acumulado dos últimos doze meses, terminou julho com saldo positivo de R$ 35 milhões. Já o município de Sertãozinho encerrou o mesmo período com saldo de quase R$ 700 milhões. Para os pesquisadores, o resultado é fruto da especialização de Sertãozinho na produção agroindustrial cujos produtos tendem a ser mais competitivos internacionalmente.

Cenário nacional e estadual
O Boletim Comercio Exterior do Ceper/Fundace traz também a evolução da balança comercial do Brasil, do estado de São Paulo e da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados mostram que, a partir de junho de 2015, o saldo da balança comercial do Brasil acumulados nos últimos 12 meses voltou a ser positivo e tem crescido desde então. Já no estado de São Paulo e na Região Metropolitana o saldo tem permanecido negativo desde 2008, com redução do déficit a partir de meados de 2015.

“A melhora no saldo da balança comercial tem sido influenciada fortemente pela depreciação do real frente ao dólar e pela crise na economia brasileira que reduz as importações”, avalia Luciano Nakabashi.

Confira o Boletim Comércio Exterior no link:http://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201609_00238.pdf.

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!