Offline
Evento promovido pela APF reúne representantes do terceiro setor e especialistas para debater a Reforma da Previdência
14/10/2016 17:35 em Brasil

No dia 7 de outubro, a Associação Paulista de Fundações – APF realizou a mesa redonda “Reforma da Previdência e o Reflexo na Filantropia”, que contou com a participação dos economistas Felipe Salto, Paulo Tafner e Fernando Junqueira, além dos advogados Marcos Osaki, Marta Gueller e Eduardo Pannunzio, como mediadores.

O presidente do Conselho de Administração e presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional, Luiz Gonzaga Bertelli, deu as boas-vindas aos presentes e apresentou a expressiva trajetória de Pedro Kassab, que dá o nome ao prêmio promovido pela APF, entregue aos agraciados de 2016 nesta ocasião.

Em seu discurso de abertura, Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF e da Cebraf – Confederação Brasileira de Fundações, ressaltou a importância da união do setor para não retroceder nas conquistas alcançadas: “Em meio às positivas transformações ocorridas em nosso País, surgem novos riscos. Ante a necessidade do equilíbrio fiscal do setor público, fala-se em extinguir determinadas desonerações”.

Em seguida, o Deputado Federal Antonio Brito realizou uma palestra sobre “A importância da Filantropia para o Desenvolvimento Social” e apresentou números sobre a imunidade das filantrópicas e o quanto elas representam para o Brasil, citando a pesquisa do FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, que demonstra que a cada R$1,00 de imunidade tributária, essas instituições de Saúde, Educação e Assistência Social, retornam aproximadamente R$6,00 à sociedade.

O Deputado Federal Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, colocou que, assim como o Brito, “temos compromisso com o Terceiro Setor e o desenvolvimento social. Sabemos o quanto ele é essencial para a execução de políticas públicas e o quanto o trabalho dessas entidades é fundamental ao país”.

Dando início à mesa redonda, Eduardo Pannunzio fez uma breve explanação sobre o que o governo propõe para a Reforma da Previdência e passou a palavra ao advogado Marcos Osaki, que tranquilizou os presentes ao colocar que a imunidade das filantrópicas é cláusula pétrea, que não pode ser mudada.

Paulo Tafner fez sua apresentação demonstrando o quanto do orçamento nacional está sendo destinado às aposentadorias e que com o envelhecimento da população este modelo adotado será insustentável. O economista Felipe Salto explicou que o déficit da Previdência foi uma das causas para que não houvesse crescimento do país no último ano. “O Brasil chegou a uma situação limite, o crescimento não existe mais. Temos uma queda real de 7% do PIB e receitas caindo 10%. Não podemos mais gastar 12% do PIB com Previdência e apenas 0,7% com investimentos”.

Marta Gueller abordou as diferenças socioculturais de um país tão extenso como o Brasil. “Não podemos tratar a expectativa de vida igual no país inteiro, nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, o acesso às políticas públicas, especialmente à saúde, é deficitário”. Já Fernando Junqueira, do Dieese, apontou que no que toca às filantrópicas, o que está em debate é mais a transparência das instituições do que o fim das imunidades.

No encerramento da manhã houve ainda a cerimônia de entrega do Prêmio Pedro Kassab 2016 (PPK), que reconhece as melhores iniciativas ligadas à defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum. Esta sexta edição premiou o maestro João Carlos Martins, na categoria pessoa física, e a LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, na categoria pessoa jurídica.

Dora Silvia Cunha Bueno entregou o troféu aos ganhadores, juntamente com a diretoria da Associação Paulista de Fundações, representantes da família Kassab e membros da Comissão Organizadora do PPK/2016.

No encerramento do evento, os presentes foram agraciados com uma apresentação do maestro João Carlos Martins, acompanhado pelo quinteto de músicos.

 



Imagens relacionadas

 
Os debatedores Paulo Tafner, Felipe Salto, Eduardo Pannunzio, Marcos Osaki, Marcia Gueller e Fernando Junqueira. 
Divulgação 
baixar em alta resolução 


 
Ednilson Guioti , Deputado Antonio Brito, Maria do Carmo Brant de Carvalho, Deputado Floriano Pesaro, Dora Silvia Cunha Bueno, Custódio Pereira, Marcelo Roberto Monello, Eduardo Marcondes F. da Silva 
Divulgação 
baixar em alta resolução 


 
Maestro João Carlos Martins – agraciado com o Prêmio Pedro Kassab2016 – Categoria Pessoa Física 
Divulgação 
baixar em alta resolução
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!