Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Arte-educadora Dalisa Campos Miranda apresenta "Contos Capixabas Encantados", na série crianças #EMCASACOMSESC
05/08/2020 12:08 em Literatura
 





ARTE-EDUCADORA DALISA CAMPOS MIRANDA APRESENTA "CONTOS CAPIXABAS ENCANTADOS", NA SÉRIE CRIANÇAS #EMCASACOMSESC

Projeto reúne contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo; programação voltada a pais e filhos acontece todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc ao Vivo

instagram.com/sescaovivo

Foto em alta qualidade para imprensa, clique aqui

São Paulo, 4 de agosto de 2020 - A série Crianças #EmCasaComSesc está no ar há mais de dois meses e já trouxe onze apresentações para uma audiência de mais de 39 mil visualizações. E neste sábado, 8, o espetáculo é com a arte-educadora e encantadora de histórias Dalisa Campos Miranda, que apresenta Contos Capixabas Encantados. A apresentação começa ao meio-dia, com transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube .

Neste espetáculo de tradição oral, Dalisa oferece um repertório de contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo, especialmente da região da grande Vitória. Como parte do projeto Nossas Histórias, Contos Capixabas Encantados revela um pouco da cultura do estado com histórias, ritmos e costumes dos povos originários, dos negros e dos europeus que formam parte da história do local.

O espírito aguerrido e de resistência de alguns povos originários desta região, confrontado com a violência dos colonizadores ocasionou quase que o total extermínio dos nativos, restando poucas aldeias até hoje. Neste contexto surgem lendas, contos e cantigas que evocam personagens como sereias, pássaros encantados, índios, holandeses, escravos, fazendeiros, diabos e santos na terra do congo e da moqueca capixaba. As histórias narradas são da tradição oral local e de domínio público, incluindo Balada do Rei Sereias, de Manuel Bandeira e pequeno trecho da música "Cebola Cortada" de Fagner, além de congos capixabas.

A arte-educadora e professora Dalisa Campos Miranda atua na formação de professores, com oficinas e cursos como no Circuito Cultural de Vitória, pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo. Desenvolve o Projeto Nossas Histórias como forma de valorizar e divulgar a tradição oral brasileira com os contos populares e as lendas através das aulas e nas mídias sociais.

A série Crianças #EmCasaComSesc teve início no dia 23 de maio, e já contou com as apresentações de Palhaça RubraFortunaAna Luísa Lacombe, TiquequêMarina Esteves, Cia SunoCristiano GouveiaPequeno Teatro do MundoJúlia MedeirosBadulaque e Cia Lamala. Ela oferece, todos os sábados, ao meio-dia, uma atividade diferente, ao vivo, para que pais e filhos possam curtir juntos e em segurança diretamente de suas casas. A programação é pensada para o público familiar em tempos de isolamento social por conta do novo coronavírus, que levou ao fechamento das unidades em todo o Estado para evitar a disseminação da Covid-19.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!