Offline
Como preparar a loja virtual para o aumento de acessos na Black Friday
04/11/2016 06:51 em Economia e Negócios

Exiba imagens para confirmar leitura

Vídeo da camara-e.net traz dicas de especialista da Microsoft para preparar o site para uma demanda três vezes maior na data promocional; inscrições para obter o selo Black Friday Legal vão até o dia 18

 

São Paulo, 01 de novembro de 2016 – Testes de carga são fundamentais para o lojista virtual que vai participar da Black Friday, pois são eles que indicarão se o site irá aguentar, em apenas 24 horas, um volume de acesso três vezes maior do que o normal. Esta é uma das dicas que André Echeverria, gerente geral da Microsoft para nuvem e plataforma de dados, dá às lojas online em datas promocionais.

Echeverria é um dos seis especialistas convidados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e pela Braspag a participar da série de vídeos de capacitação para lojistas que vão participar da Black Friday.  No vídeo Infraestrutura para a Black Friday, ele fala da importância de rever a arquitetura do site, que deve prever a escalabilidade. “É muito difícil dizer o movimento que a loja vai ter em momentos de pico como a Black Friday, por isso é preciso construir uma loja com uma arquitetura que permita ao lojista aumentar ou diminuir o site de acordo com o movimento”, ensina ele.

O especialista diz ainda que o lojista deve se preocupar com a segurança, tendo em mente a possibilidade de ataques, fraudes e quedas de sistema. Segundo ele, o lojista deve consultar a empresa de plataformas ou o seu gerente de sistemas sobre como a segurança está sendo reforçada para que sejam preservados os dados sensíveis do cliente. Outro ponto, que segundo Echeverria, não pode ser descuidado é a disponibilidade 24x7 do site. “Se no dia da promoção o site ficar indisponível, é muito importante que o lojista tenha previsto isso e tenha preparado um site reserva para assumir automaticamente a operação sem que o consumidor perceba em caso de queda do site principal.”

Se as dicas do vídeo pudessem ser resumidas, seriam as seguintes:

  1. Revise a arquitetura do site. Seu desenho deve prever o comportamento do sistema na data;
  2. Cuide da segurança, da privacidade e da transparência com os aspectos ligados aos dados do cliente;
  3. Opte por uma plataforma que tenha um ecossistema de empresas de integração, parceiros de tecnologia que possam apresentar uma solução específica às suas necessidades; e
  4. Pense em como os dados coletados durante a promoção serão tratados e de que forma essas informações podem ser utilizadas para melhorar o seu negócio ao longo do ano.

 

Este e os demais vídeos de capacitação para a Black Friday fazem parte do programa Black Friday Legal 2016, iniciativa da camara-e.net cujo objetivo é ajudar os micros, pequenos e médios empresários do e-commerce a ter uma experiência de vendas bem sucedida durante a data promocional. Ele pode ser acessado, gratuitamente, no canal da camara-e.net no YouTube (http://youtube.com/camaraenet).

O Black Friday Legal está com inscrições abertas (http://blackfridaylegal2016.com.br/registro) até o dia 18/11 para as lojas que queiram participar da promoção exibindo em seus sites o selo BFL 2016.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!