Offline
SÉRIE DANÇA #EMCASACOMSESC RECEBE ESPETÁCULOS "MASCARADO - ÄGÔ PRA FALAR, ÄGÔ PRA DANÇAR, ÄGÔ PRA EXISTIR" (24/11) E "FANDANGO A CÉU ABERTO" (26/11)
20/11/2020 19:46 em Arte
Programação semanal, às terças e quintas-feiras, às 21h, traz espetáculos direto da
casa dos artistas ou dos palcos das unidades, sem a presença do público e seguindo
os protocolos de segurança; na terça-feira (24/11), Cristina Moura apresenta
"MASCARADO - Ägô pra falar, Ägô pra dançar, Ägô pra existir", direto do Rio de Janeiro;
na quinta-feira (26/11), a Cia. Oito Nova Dança mostra "Fandango a Céu Aberto"
no Sesc Avenida Paulista

Transmissões ao vivo permanecem no YouTube do Sesc São Paulo
e no Instagram do Sesc Ao Vivo


youtube.com/sescsp
instagram.com/sescaovivo

 
Fotos das atrações em alta qualidade para imprensa: clique aqui


São Paulo, 20 de novembro de 2020 - A programação da série Dança #EmCasaComSesc, que traz coreografias inéditas ou adaptadas dos principais artistas da dança brasileira, está em nova fase, com a transmissão de espetáculos direto das unidades do Sesc na capital paulista, sem a presença de público no local e seguindo todos os protocolos de segurança. As apresentações são intercaladas com as lives realizadas na casa dos artistas ou em espaços culturais onde fazem residências artísticas ou ensaios. A série permanece às terças e quintas, às 21h.

Com esta mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher apresentações com formações maiores, que contarão com os recursos do palco, permitindo que os trabalhos possam ser executados na íntegra ou bem próximos da versão original. O formato híbrido, com a manutenção das performances que acontecem no ambiente domiciliar, possibilita que a série continue a oferecer encontros com artistas de outros estados ou em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir a possibilidade de se realizar as apresentações nos palcos das unidades do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.

Na terça-feira (24/11), a coreógrafa e intérprete Cristina Moura apresenta o espetáculo "MASCARADO - Ägô pra falar, Ägô pra dançar, Ägô pra existir", direto de sua casa, no Rio de Janeiro (RJ). A obra parte de inquietações da artista. Uma conversa em movimento, um compartilhamento em linguagem audiovisual para fazer contato, estar perto, estar em estado de criação e explorar no corpo e na imagem possíveis relações da cena com acontecimentos e questões do mundo hoje - e suas reverberações em um mundo interior. Visitando materiais de seu solo "Ägô" (2019), que servem de fonte para esta criação, Cristina faz uma dança de ancestralidade e contemporaneidade, de beleza e feiura, de fragilidade e força, de sentidos e insensatez. A obra evoca seres, festeja, multiplica, reza, comunica, lembra, inventa, renova, pergunta, provoca, grita, corre e sussurra em extratos de textos diversos combinados com seus movimentos e sua dança. Classificação: 14 anos.

Quinta-feira (26/11), é a vez Cia. Oito Nova Dança apresentar, do Sesc Avenida Paulista, o espetáculo "Fandango a Céu Aberto". O trabalho, com direção de Lu Favoreto (também uma de suas intérpretes-criadoras) propõe uma releitura para a memória de um povo, o fandango caiçara, e expõe o trânsito entre tradição cultural e arte contemporânea, fazendo a aproximação de ambas no espaço cênico e urbano. A montagem acolhe aspectos do fandango original. O gênero musical e coreográfico, muito associado ao modo de vida da população caiçara do litoral do Paraná e São Paulo, possui estrutura complexa. Envolve diversas formas de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, que transformam, recriam e atualizam esta manifestação, ao mesmo tempo em que estabelece a relação entre arte, memória e sociedade. Fandango a Céu Aberto provoca o público a dançar e a se sentir num grande baile, mesmo à distância. Um fandango atravessado por corpos, tempos e espaços. Com os intérpretes-criadores Anderson GouvêaCamila VenturelliFabrício LicursiFernanda GussoLu Favoreto e Raoni Garcia e os músicos Andrea DrigoAlício Amaral e Pipo Pegoraro. Classificação: 14 anos.

Até o dia 19/11, o Dança #EmCasaComSesc exibiu 43 apresentações com audiência de mais de 75 mil visualizações. Já passaram pela série os bailarinos e coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, em espetáculo com fragmentos da pesquisa "Outras Formas"Diogo Granato apresentou "Toda Vez que me Despeço"; a dupla Key Sawao e Ricardo Iazzetta trouxe a "Dança do Dia"Rubens Oliveira fez sua estreia em espetáculo solo com "Makahla"Morena Nascimento foi atração com a dança-improviso "MADEIRA, uma Dança para meu Pai"Márcio Greyk apresentou "Solos de Laje"; Cristian Duarte mostrou "Home100"Jussara Miller trouxe o solo "Proximidade, um Olhar para o Avesso"Denise Stutz esteve com o espetáculo "3 Solos em 1 Tempo"Celly IDD e DG Fabulloso - Clássicos do Passinho apresentaram "Passinho, Dança e Tela"Cesar Dias apresentou "Ser"Frank Ejara & Discípulos do Ritmo apresentaram "(Com)Fluência - Pocket"Lu Favoreto mostrou "LÁ, Onde a Gente Dançava Sobre Espelhos"Jorge Alencar e Neto Machado apresentaram "Biblioteca de Dança"Luciane Ramos-Silva mostrou "Gabinete de Curiosidades"Marina Guzzo performou "Floresta"Letícia Forattini Otávio Portela, da São Paulo Companhia de Dança, apresentaram "Cartas para um Outro Tempo"; Luis Arrieta performou "Casa Tomada"; Dudude Herrmann apresentou "Danças Guardadas pela Casa", Eliana de Santana apresentou "Agnes & Alice", Suely Machado mostrou "Memórias", Jorge Garcia fez "Plano Sequência/INDOOR", Nave Gris Cia Cênica apresentou "Mu Ntûnda", Fabrício Licursi performou "Dança para Esquecer o Vô"Estela Lapponi apresentou "Manifesto!!!", Mauricio Flórez mostrou "Bolero - Flórez para Ravel", o coletivo Zona Agbara apresentou "Engasgadas, um Ensaio para Regurgitar o Mundo"Diane Ichimaru, da Confraria de Dança, fez Desatino, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias apresentou "Singularidades", a Companhia Perversos Polimorfos mostrou "Sampleando Homem Só", a Mimulus Cia de Dança apresentou "Fragmentos em Duo", o Ballet Stagium mostrou "Sonhos Vividos", a Companhia Híbrida apresentou "Na Contenção - Primeiro Olhar", o Camaleão Grupo de Dança mostrou "Verga", a T.F.Style Cia de Dança apresentou "ELO"Marcia Milhazes Cia. de Dança performou "Paz e Amor", o Grupo Vão mostrou "Move Cover", o coletivo Casa 4 apresentou "Casa4 em Casa" e a Cia Artesãos do Corpo atuou em "8 Meses em 2020".

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!