Offline
Slam da Cana e Mel Duarte abrem as atividades da 40tena Cultural no mês de fevereiro
01/02/2021 17:26 em Brasil

Agenda da primeira semana de fevereiro da 40tena Cultural promove encontro online com responsáveis pelo Slam da Cana e participação da poeta Mel Duarte, no quadro fixo “Defenda seu Best”. Todas as atividades são gratuitas e acontecem nas redes sociais e plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 1 de fevereiro de 2021 – Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta atividades da 40tena Cultural nesta primeira semana do mês de fevereiro. O “Slam da Cana” abre a programação com um bate-papo na terça-feira (02/02), às 20h. Já na quinta-feira (04/02), às 20h, acontece mais uma edição do quadro fixo “Defenda seu Best”, desta vez, com a presença da poeta, Mel Duarte, que abordará a obra “Histórias de leves enganos e parecenças”, de Conceição Evaristo, autora homenageada da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O encontro será mediado pelo professor Michel Leandro.

O encontro poético desta terça-feira acontecerá pelo Instagram e conta com a presença dos responsáveis pelo projeto, Natalia Marques Emaye e Betto Souza. Para compartilhar as experiências que tiveram nos Slams, os campeões de edições passadas também participarão da conversa. São eles: Kamila Andrade, Ton, Matheus Amaral e Lua MC.

O Slam da Cana é uma iniciativa poética que visa a divulgação e propagação da palavra como objeto transformador. Segundo o poeta e artista visual, Betto Souza, o projeto é um momento em torno da palavra falada. “Observando o Slam e sua atuação de democratização da poesia e da literatura, iremos compartilhar e refletir, em conjunto, nossas experiências com o projeto”.

A atividade será dividida em dois momentos - no primeiro cada participante irá se apresentar e contar sobre o projeto de forma breve. “Iremos conversar sobre o que é o Slam, sua história, funcionamento, porque nós chamamos Slam da Cana e introduzir o tema Slam como espaço de democratização da literatura e poesia”, adianta Betto Souza. Já a segunda parte do encontro foi reservada para uma interação com o público presente. “E cada slammer irá recitar uma poesia”.

Defenda seu Best

A segunda atividade da semana acontece na quinta-feira (04/02), às 20h, pelo Instagram e plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com a participação da poeta Mel Duarte e mediação do professor Michel Leandro. Esta edição do “Defenda seu Best” contará com análise da obra da escritora Conceição Evaristo, “Histórias de leves enganos e parecenças”. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Para a poeta Mel Duarte, a escritora Conceição Evaristo é uma referência viva. “Ela circula entre nós e nos ensina não só com suas falas e presença, mas, sobretudo, com sua literatura cuidadosa”, destaca. Segundo ela, o livro apresenta contos e uma novela e que se sentiu tocada e pertencente à história, tanto que achou pertinente dividir com o público sua experiência.

“A obra de Conceição Evaristo é extremamente relevante, não só hoje, mas desde que foi publicada – e será por muito tempo ainda”, afirma a poeta. Para ela, diversas pessoas veneram o lado poeta da autora, mas ela acredita que seria confortável debater sobre um dos livros de poesia de Conceição. “Essa obra navega por um outro viés da contação de história, que em sua fala me encanta muito, o que não deixa de ser poético. Acho importante, sempre que possível, relembrar os leitores desse livro”.

A poeta diz que está feliz em poder falar sobre a obra de Conceição Evaristo com outras pessoas e trocar impressões. “Levarei minhas melhores impressões sobre esta obra da autora. A conversa não será uma aula e sim uma excelente oportunidade para a troca e presença, mais próximos, nestes tempos de distanciamento físico”, comenta Mel. 

SERVIÇO:
Slam da Cana
Com Emaye Natalia Marques e Betto Souza (responsáveis pelo projeto) e Kamila Andrade, Ton, Matheus Amaral e Lua MC (participantes do campeonato)
Data: 2 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (
www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Defenda seu Best: “Histórias de leves enganos e parecenças”, de Conceição Evaristo
Com Mel Duarte, poeta. Mediação de Michel Leandro, professor
Data: 4 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (
www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 30 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma 
www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!