Offline
Instituto Inhotim abre vagas para a Orquestra de Câmara
07/02/2021 18:06 em Música

Seleção será feita via edital e as inscrições gratuitas vão até 22 de fevereiro

 

Em uma iniciativa inédita na instituição, o Inhotim lança um edital de seleção para a Orquestra de Câmara Inhotim. Jovens de toda Minas Gerais poderão concorrer a uma bolsa para estudar música no Instituto localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte. A orquestra e a Escola de Música Inhotim têm o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A missão, segundo o regente da orquestra e gerente do Educativo do Inhotim, César Timóteo, é proporcionar aos estudantes a vivência musical em um ambiente profissional, com ensaios e apresentações regulares.

Serão disponibilizadas 20 vagas para homens e mulheres entre 17 e 26 anos, residentes em Minas, que toquem violino (10 vagas), viola (4), violoncelo (4) ou contrabaixo (2). Do total, dez vagas serão destinadas prioritariamente a estudantes oriundos da Escola de Cordas do Inhotim e moradores da cidade de Brumadinho. A ação reafirma o compromisso da instituição com a comunidade, mantendo, enquanto museu e jardim botânico, uma longa história de formação de jovens.

Para concorrer a uma posição na orquestra, o candidato precisa ler o edital publicado no site do Inhotim e preencher um formulário eletrônico. Também é necessário enviar uma cópia de documentos (RG, CPF e comprovante de residência) e uma carta de recomendação de um professor de música. O último passo é mandar um vídeo em formato digital executando o repertório requerido (uma peça de livre escolha com breve apresentação sobre a obra e o excerto orquestral).

Para os aprovados!
Os aprovados serão contatados pela equipe do Inhotim até o dia 3 de março. Cada integrante terá direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$ 800, durante dez meses (março a dezembro de 2021).

Os membros devem cumprir uma carga horária de seis horas de ensaios semanais flexíveis, além de dez apresentações no ano, em eventos no Inhotim, em Brumadinho e em outras cidades de Minas.

Os ensaios acontecem aos sábados, das 9h30 às 12h30, no Inhotim (é oferecido transporte de Belo Horizonte e de Brumadinho até o Instituto). Também há encontros esporádicos em BH, às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Ensino gratuito de música
A Orquestra de Câmara Inhotim foi uma das iniciativas realizadas pelo Instituto após o rompimento da barragem em Córrego do Feijão, em janeiro de 2019. O grupo foi formado para proporcionar momentos de alegria e orgulho à comunidade de Brumadinho, que é a casa do Inhotim.

Com estrutura dedicada às categorias eruditas, populares, folclóricas e contemporâneas, a orquestra alcança lugares que não têm acesso a esse tipo de bem cultural, como distritos, comunidades quilombolas e zonas rurais, e dá visibilidade aos talentos locais.


 
Clique para Download
Fotos: William Gomes
 
 
Clique para Download
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!