Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Inscrições para Mostra de Arte da Juventude, do Sesc Ribeirão Preto, seguem abertas até dia 30 de abril
27/04/2021 07:56 em Arte
Realizada desde o final dos anos 1980 e voltada às artes visuais, a MAJ expõe a produção de jovens artistas de diversas regiões do Brasil. Inscrições para a 30ª edição, prevista para o segundo semestre de 2021, abrem no dia 20 de março

Vista da 29ª edição da Mostra de Arte da Juventude, realizada em 2019 | foto Ilê Sartuzi
 
Até dia 30 de abril, Mostra de Arte da Juventude - MAJ, realizada há mais de três décadas pelo Sesc São Paulo na unidade de Ribeirão Preto, recebe inscrições de artistas jovens de todo o país. Nascidos e/ou radicados no Brasil há mais de três anos e com idade entre 15 e 30 anos podem se inscrever individualmente ou em coletivos, com obras em suportes diversos, através do site sescsp.org.br/maj .

"Em momentos em que a sociedade se vê desafiada, a capacidade da arte de nos impactar e de promover o diálogo e a troca com o outro é fundamental. Por isso, a Mostra de Arte da Juventude é tão necessária em um período como este. Jovens artistas precisam ter seus espaços garantidos nesta construção de uma cultura visual que se forma também a partir da crise", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. "Com mais de 30 anos de história, essa mostra, que nasceu com um objetivo local de estimular a produção de artistas jovens de Ribeirão Preto e logo passou a atrair artistas de outras partes do estado de São Paulo e do país, se fortalece como uma oportunidade para o público do Sesc conhecer, a cada edição, um recorte da produção contemporânea feita por pessoas de 15 a 30 anos e um pouco das urgências destas gerações que vêm passando pela mostra", completa Miranda.

Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão que inclui curadores convidados e profissionais do Sesc. Serão selecionados cerca de vinte artistas para a mostra que está prevista para estrear no segundo semestre de 2021 no Sesc Ribeirão Preto. Além da exposição de suas obras ao público, estes artistas também concorrem a uma premiação de destaque entre os selecionados.

Assumindo periodicidade bienal desde 2019, a MAJ conta com um programa público de cursos, oficinas, ações formativas e conversas abertas com artistas e curadoria. Um dos destaques previstos para 2021 é a implementação de um site, com uma galeria digital, para que o público possa acessar as obras contempladas nesta edição.

Nos últimos anos, a Mostra de Arte da Juventude vem ampliando sua abrangência nacional, democratizando seu acesso a artistas de todo o país, além de reforçar seu objetivo de rejuvenescer a cada edição, abrindo-se para novas experimentações de linguagem no campo das artes visuais.

Criada em 1989 com o objetivo de estimular a produção nacional contemporânea em artes visuais, a MAJ já recebeu artistas como Carla Chaim, Jaime Lauriano, Marcelo Moscheta, Mariana Palma Sofia Borges e contou com críticos e curadores como Cauê Alves, Carla Zaccagnini, Maria Alice Milliet e Vitória Daniela Bousso na Comissão de Seleção. Em seu site, a MAJ também irá concentrar informações sobre os 32 anos da Mostra, incluindo reproduções de obras dos artistas participantes e premiados ao longo de sua realização.

Serviço:
30ª Mostra de Arte da Juventude - MAJ
Local: Sesc Ribeirão Preto
Inscrições: até dia 30 de abril
Abertura: Segundo semestre de 2021
Gratuito

Sesc Ribeirão Preto - R. Tibiriçá, 50, Centro. Ribeirão Preto, SP.
sescsp.org.br/maj
facebook.com/sescribeiraopreto
instagram.com/sescribeiraopreto
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!